Deputado reúne assinaturas suficientes para instalar CPI contra a Energisa

O deputado Anísio Maia (foto) saiu na frente, formatou um requerimento para investigar o ‘Golpe do Fio Preto’ e rapidamente conseguiu hoje (15) apoios e assinaturas de 20 colegas da Assembleia Legislativa para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre suposta fraude cometida pela Energia contra os consumidores em 2003.

A assessoria do parlamentar recorda que a Energisa estaria envolvida em fraude que consistia no desvio de eletricidade por parte dos consumidores, “surpreendidos pela falsa acusação de existência de ligações clandestinas, conhecidas por gatos, em suas residências”.

A denúncia de que a Energia teria plantado gatos para incriminar consumidores foi apurada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), através da Promotoria do Consumidor (MP-Procon). O inquérito, aberto e concluído ano passado, resultou em termo de ajustamento de conduta e pagamento de multa de R$ 800 mil pela Energisa.

As informações sobre o ‘Golpe do Fio Preto” e suas consequências somente vieram a público ontem (14), através de reportagem do jornalista Clilson Júnior publicada no portal ClickPB, de João Pessoa. A empresa alega, no entanto, que não foram constatadas irregularidades que possam ser confundidas com golpes ou fraudes.

De acordo com nota distribuída pela Energisa nessa terça-feira, a multa de R$ 800 atende apenas a uma penalidade aplicada por transparência e clareza insuficientes na relação da empresa com o consumidor e, principalmente, na emissão das contas de energia elétrica cobradas à clientela.

Vereadores da Capital e deputados estaduais não acreditam que o inquérito do MP-Procon resumiu-se a identificar irregularidades formais. Em razão de tal desconfiança, desde ontem anunciam criação de CPIs tanto na Câmara de João Pessoa como na Assembleia, mas, pelo visto, Anísio Maia antecipou-se e deverá presidir a investigação no Legislativo estadual.

“Em abril de 2013 fizemos esta denuncia e realizamos audiência pública aqui na Casa. Agora, ao assinar este TAC a Energisa reconhece que a fraude foi cometida. É nosso dever enquanto Poder Legislativo ouvir as pessoas prejudicadas, investigar a fundo este golpe e zelar pelos interesses e direitos do povo da Paraíba”, afirma o deputado Anísio Maia.

Ele entende ainda que “a empresa constrangeu e enganou nosso povo e acha que pode passar uma borracha em tudo repassando para algumas entidades o que para ela é um troco? E como ficam os consumidores que foram lesados? Temos depoimentos e documentos comprovando a fraude e outras providências precisam ser tomadas, inclusive com indenizações àqueles que foram prejudicados”.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

Uma resposta para Deputado reúne assinaturas suficientes para instalar CPI contra a Energisa

  1. Arael M. da Costa escreveu:

    Como dizia Shakespeare. Há algo de podre na Dinamarca, afirmação que se pode calmamente transpor para a situação da Energisa, que, no mínimo experimenta uma desorganização administrativa exemplar.
    Desorganização essa que se não se reflete não só no macro, como no micro, como bem sabem os que se vêm obrigados a recorrer a qualquer dos canais que a empresa diz propiciar aos clientes/consumidores para resolver suas pendências.
    Quase sempre o reclamante recebe um número pomposo e a informação de que no “máximo, em 15 dias lhe será dada uma solução para a pendência”.
    Espere sentado…