Leitores radicalizam divergências sobre greve na PM da Paraíba

(Foto: Ilustração/Portal Independente)

Causa muita apreensão o noticiário sobre eventual greve da Polícia Militar da Paraíba, dessa vez com possibilidade de mães e mulheres de PMs bloquearem saída de homens e viaturas dos quartéis. Divergências sobre o possível movimento dominam comentários dos leitores do blog nos últimos três dias, como mostra resumo a seguir.

“É preciso apoiar os militares”

Rubão, penso que esta é a oportunidade que a Sociedade Civil organizada tem, no sentido de exigir do Estado o tipo, a espécie e a qualidade da segurança pública desejável por todos. O Cidadão paga os impostos. O Estado arrecada. E o que nos oferece em uma segurança pública absolutamente precária. É preciso apoiar os militares e exigir providências rápidas e eficazes, atendendo as reivindicações justas, merecidas e legítimas, daqueles que cuidam da nossa segurança (Newton Mota).

“Sei que vocês precisam de nós, mas…”

Quando fiz o concurso vislumbrava uma carreira. Receber meu salário, poder pagar minhas contas. Jurei sim prestar um bom serviço a sociedade, mas o Estado me oferecia um reajuste salarial, me oferecia condições de trabalho. Hoje já não tenho as mesmas condições de quando ingressei nas fileiras. Não nos entendam mal. Queremos o melhor para a população. Sei que precisam de nós, mas também precisamos de vocês. Abracem nossa causa, pois nos abraçamos a de vocês. Vamos juntos buscar uma sociedade mais justa e sem violência (de um PM que se identifica como ‘Filho de Deus’).

“Não tem motivo pra fazer isso”

Bom, gostaria de saber se o policial da Paraíba não está ganhando salário em dia? Por que se tá ganhando não tem motivo para fazer isso não. No Rio, sim, pois tá tudo sem ganhar nada agora. Isso é querer copiar, pois não tem motivo para isso (Guilherme).

“Criminalidade tomará conta de tudo”

Se com os policiais trabalhando o índice de violência é alto, imagina sem os policiais nas ruas. É aquele caso “se a moda pega”. Daqui a pouco vão reivindicar sempre desta forma, causando imensos prejuízos financeiros e de vidas decorrente da criminalidade que tomará conta de tudo (Berg).

“Pensem nas consequências”

Com exceção de bandidos, todos apoiam a PM. Só que apoiar um movimento desse é dar um tiro no próprio pé. Pensem nas consequências para toda a coletividade. É pura ilusão que depois de uma greve de policiais militares, eles vão ser reconhecidos e recompensados com melhores salários. Esse ciclo vicioso eu já vi por várias vezes. Afinal, ingressei na PM em 1965. Já participei de movimentos, mas jamais para sacrificar a população com a retirada de policiamento ostensivo (Coronel PM reformado Arnaldo Costa).

Problemas, problemas…

Armas obsoletas, munições velhas, viaturas com pneus carecas, pouco combustível e efetivo pequeno para um número crescente da violência. Passaria a tarde toda escrevendo as dificuldades para que todos possam ter segurança e paz (Emerson Santos).

Aposentadoria reduz ganho a 50%

Falam que policial ganha bem e que tem várias vantagens, só que não () Pra ganhar 800 reais arriscando a sua vida e bem estar de sua família, pra não ter reconhecimento da própria sociedade a quem está dando segurança () Pasmem: esse mesmo policial que trabalha de sol a sol, quando se aposentar vai ter uma redução salarial de aproximadamente 50% (Riquelmo).

“Vão pra porta do governador”

Acho isso um ato de egoísmo e falta de cidadania da PM. Se querem mais salário, seguro saúde, etc., vão pra porta do Governador, do prefeito, dos juízes!! Vão pra frente do Tribunal buzinar. A população da cidade não tem nada a ver com isso!!! Muita falta de amor ao próximo (Roberta).

E a “roubalheira” dos políticos?

A Polícia só recebe críticas, com algumas raras exceções. Ninguém fala nada da roubalheira que os políticos corruptos cometeram e continuam a cometer () E aí a Polícia não pode fazer greve, ou melhor, paralisar Pra meter a mão no dinheiro do cidadão pode, tá tudo certo. Então, tapemos nossos olhos e deixemos correr solto (Wanderley).

“Até onde vai isso?”

Vocês não tem dimensão do que estão fazendo. O dinheiro é mais importante que pensar na vida do próximo? Meu Deus, até onde vai isso! (Dayane)

“Policial militar não é escravo”

Governadores esquecem que policial militar não é escravo! Somos funcionários públicos estaduais, assim como todos outros. E se a situação chegou a esse ponto, com certeza não é por falta de dinheiro e sim por falta de competência e habilidade do governador! (Anderson).

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

Uma resposta para Leitores radicalizam divergências sobre greve na PM da Paraíba

  1. Cláudio Pio de Sales Chaves escreveu:

    Para piorar, essa estrutura de poder, carcomida, desonesta, mantem um regulamento disciplinar para a PM opressor, violento, mas patético e medíocre, que ficaria no lugar certo se fosse jogado nas latrinas dos quartéis…