Coração, diabetes e AVC são as principais causas de morte entre policiais militares da Paraíba

Tenente-coronel PM Onivan Elias, autor do estudo (Foto: G1PB)

A criminalidade só aumenta e todos sabem que a atividade policial no Brasil, e em particular na Paraíba, é estressante, de alto risco. Agora, um minucioso levantamento mostra que doenças relacionadas ao coração, seguidas de diabetes e AVC, estão entre as principais causas que levaram a óbito 2.061 policiais militares na Paraíba, de janeiro de 1990 a dezembro de 2016.

Mais de um terço dos mortos não conseguiu completar 30 anos de serviço. A média de vida dos soldados, cabos e sargentos ficou abaixo dos 60 anos. Para ser mais exato, 59 anos. Esses dados constam de pesquisa realizada pelo tenente-coronel PM Onivan Elias de Oliveira. Trata-se do mais completo estudo sobre vitimização policial na Paraíba.

 

Segundo o tenente-coronel Onivan, cerca de 95%  dos policiais morreram fora de serviço, no período. A maior parte dos óbitos recai sobre os de menor patente: 683 soldados e 482 cabos. Depois, na sequência, vêm 282 terceiros-sargentos, 185 segundos-sargentos, 95 primeiros-sargentos e 78 subtenentes. E 48 coronéis – topo da carreira na Polícia Militar.

Fontes

Os dados e conclusões resultam de detalhada pesquisa foram levantados nos arquivos da Caixa Beneficente dos Oficiais e Praças da Paraíba, na Junta Médica Especial da PM e no Memorial da Polícia Militar, além de registros da imprensa.

Onivan descobriu 1.645 óbitos por “morte natural”, porém relacionadas a doenças comuns em atividades estressantes como a de policial militar. Foram 166 mortes por parada cardiorrespiratória, 154 por choque séptico, 140 por Acidente Vascular Cerebral, 127 por hipertensão, 115 por infarto agudo do miocárdio. Além, ainda, de 103 por diabetes, 67 resultantes de infecções diversas e 50 por cirrose hepática.

O levantamento também mostra 134 assassinatos de policiais, 34 suicídios (cinco deles em serviço) e 132 mortes em acidentes de trânsito (27 delas envolvendo PMs em serviço). Há registro, ainda, de seis mortos em acidentes com arma e nove por afogamento.

Um detalhe relevante: mais de 30% dos falecidos em serviço não receberam a promoção post mortem, revela ainda o tenente-coronel Onivan, que ainda não publicou o seu trabalho na íntegra em qualquer formato impresso ou virtual. “Apenas enviei por ofício para o meu comandante, já que concluí a catalogação somente agora há pouco, em janeiro”, disse, informando ainda que pretende estender o período de estudos para a década de 80 do século passado.

 

 

 

 

 

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

4 Respostas para Coração, diabetes e AVC são as principais causas de morte entre policiais militares da Paraíba

  1. Parabèns ao coronel Onivan….a quem convivo no quartel….muito inteligente….gente do bem….Deus abençoe ele….

  2. NEIFE de Alcantara escreveu:

    Só faltou os que se encontra em alto grau de Depressão , e Alcoolismo . Agora imagina nas corporações de – SP e RJ

  3. JOSE WALBER RUFINO TAVARES escreveu:

    O TenCel Onivan tem apresentado trabalhos significativos e importantes, não só para a Instituição a que pertence, sobretudo, para a comunidade acadêmica. Parabéns pela mais nova conclusão.

  4. Evilásio César Ramos Formiga escreveu:

    O TC Onivan merece nossa respeitosa CONTINÊNCIA pelo trabalho. Um estudioso dos problemas e apresentador de possíveis soluções para a questão da segurança pública.
    Parabéns!