Luiz Couto chega aos 72 anos de vida e 40 de sacerdócio

Há três mandatos o único deputado federal do PT da Paraíba, o Padre Luiz Couto (foto) celebra no próximo domingo (12) seus 72 anos de vida e 40 de sacerdócio. A celebração acontecerá em missa solene marcada para 8h na Igreja Sagrado Coração de Jesus, no bairro de Mandacaru, em João Pessoa.

A igreja escolhida foi a primeira onde o aniversariante oficiou missa, em 1977, aos 32 anos, 12 meses após ser ordenado padre por Dom José Maria Pires, então Arcebispo Metropolitano da Igreja Católica na Paraíba.

Luiz Couto nasceu em Soledade, no Cariri da Paraíba, no dia 13 de fevereiro de 1945. Ele é filho de Antônio Joaquim de Couto e Elisa Leopoldina de Albuquerque Couto, moradores da zona rural do município. Agricultores e católicos praticantes, os pais do hoje deputado andavam cerca de 9 quilômetros para assistir missa aos domingos, na cidade. Todos os filhos acompanhavam o casal na caminhada.

“Em outubro de 1958, com 13 anos, e com ajuda da Irmã Isabel, sua tia, e da senhora Santa Sobral, Luiz Couto entrou para o Seminário Imaculada Conceição, na capital paraibana. Já no dia 19 de dezembro de 1976, foi ordenado sacerdote por Dom José Maria Pires”, recorda texto da Assessoria de Imprensa do deputado, acrescentando:

Ele conciliou suas obrigações na igreja com as atividades docentes e administrativas no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB, onde lecionou Metodologia da Ciência, Ética, Introdução a Filosófica, Antropologia Filosófica, Teoria do Conhecimento, Lógica e outras disciplinas, até 1994, quando se aposentou.

Luiz Couto é admirador da vida e da obra dos teólogos Leonardo Boff e Joseph Comblin, este belga radicado na Paraíba. Os dois são referências tanto para o padre como para o parlamentar e todos os membros do clero progressista adepto da Teologia da Libertação, bastante identificada com o Papa Francisco por sua clara opção pelos pobre e excluídos.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.