Hacker invade TJPB na Internet e portal fica fora do ar

A página do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) na Internet foi invadida por um hacker neste final de semana. Quem tentou acessar o portal da sexta (3) para o sábado (4), deparou-se com a informação de que o sistema fora devassado por ‘Muhmad Emad’, que se apresenta como ‘soldado’ da Peshmarga, forças armadas do Curdistão iraquiano. No final de sua apresentação, o invasor manda o Estado Islâmico se

Ouvido hoje (5) pelo blog, o jornalista Valter Nogueira, Gerente de Comunicação do TJPB, informou que o desembargador Joás Filho, novo presidente, soube do hackeamento ainda na noite de sexta, quando se confraternizava com amigos, em João Pessoa. De imediato, mobilizou o pessoal da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) para deixar o portal fora do ar. Desde então, quem visita o Tribunal na web depara-se com a seguinte mensagem:

Prezado usuário,

Nossos sistemas estão em manutenção para melhorias de infraestrutura tecnológica.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone: 3216-1404 (externo) ou Ramal 605 (interno – TJ-SEDE e Anexo Administrativo).

Nogueira adiantou que Joás já mandou apurar o que houve e vai se reunir com a Ditec na manhã desta segunda-feira (6) para discutir tomar decisões necessárias a uma solução e prevenção de novas invasões. Começando pela troca de senhas e acessos por parte da nova equipe. O gerente de Comunicação do TJ admitiu ainda que o procedimento de investigação deve levar em conta todas as hipóteses, inclusive a de a invasão ter sido praticada internamente.

Ele não descartou também um pedido a uma polícia especializada no assunto, possivelmente a Federal, para rastrear e descobrir quem hackeou o portal do Poder Judiciário estadual.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.