Estudantes da Paraíba criam chupeta para monitorar saúde de bebês

    Adjamilton Medeiros, Júlio Cézar e Rychard Guedes (Foto: IFPB)

Três estudantes de Engenharia Elétrica do Instituto Federal de Educação na Paraíba, campus João Pessoa, estão concluindo projeto de criação de uma chupeta eletrônica capaz de monitorar à distância – em tempo real – o estado de saúde de bebês. O invento disputa competição nos Estados Unidos, organizada em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts e a Universidade de Harvard.

Com chances de ser apresentado na Brazil Conference, nos dias 7 e 8 de abril, na cidade de Cambridge (EUA), o projeto já está entre os 20 melhores selecionados, de um total de 400 inscritos e analisados. Só dois serão escolhidos para apresentação, pessoalmente, na conferência.

A chupeta tem sensores destinados a medir e transferir aos pais por conexões sem fios – sem risco de choques, claro – dados de temperatura e umidade corporal indicativos de alguma enfermidade. O sistema na chupeta dispara alerta para dispositivos móveis, como smartphones e tlabets, caso, por exemplo, a temperatura da criança não esteja normal.

O projeto concorre com outros 19 selecionados, de instituições superiores nacionais e dos Estados Unidos, pela HackBrazil, competição instituída em 2015 como parte das atividades da Brazil Conference at Harvard & MIT, evento organizado conjuntamente com  o MIT e  Harvard. O objetivo é estimular iniciativas criativas capazes de resolver problemas comuns aos dois países, e outras nações, com uso de tecnologias.

O projeto dos alunos paraibanos, assim como as outras 19 propostas escolhidas precisam estar concluídas impreterivelmente até a próxima quinta-feira (9). Em seguida, serão avaliadas por um grupo de empreendedores. Os dois melhores projetos, finalistas, serão apresentados pessoalmente pelas equipes durante a Brazil Conference.

A equipe do IFPB, denominada ‘Questão de Brio’ e composta pelos estudantes Adjamilton Medeiros Júnior, Júlio Cézar Coelho e Rychard Guedes, concorre nessa segunda fase da competição com grupos de instituições brasileiras como USP, UFRGS, Unicamp, ITA, entre outras, e as universidades americanas Yale Universty, New York Universty, Brown Universty e MIT.

  • (Com Ascom IFPB)
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.