CGU cria portal que informará tudo sobre verbas federais nas prefeituras

A partir da próxima segunda-feira (6), gestores públicos e cidadãos brasileiros, paraibanos em particular, poderão consultar numa única fonte – o portal Painel Municípios – dados dos últimos cinco anos relacionados a valores de transferências de recursos federais às prefeituras.

Os interessados poderão acessar também convênios já celebrados com a União, denúncias e reclamações, operações especiais e até a relação de empresas declaradas inidôneas. O lançamento da ferramenta no próximo dia 6 será simultâneo no país, durante o Encontro Município Transparente, promovido Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU).

Na Paraíba, a Representação da CGU conduzirá o encontro e capacitará os participantes sobre medidas de aperfeiçoamento da gestão, de prevenção e combate à corrupção e de incentivo à transparência. Estão inscritos mais de 200 pessoas para essa capacitação, que será realizada no auditório do Ministério Público do Estado da Paraíba, localizado na Rua Rodrigues de Aquino, s/n – Centro, João Pessoa.

O público do evento é formado por prefeitos, vice-prefeitos, secretários, advogados, contadores, pesquisados, assessores municipais, jornalistas e estudantes. A programação inclui palestras sobre orçamento, controle interno, licitações, contratos, responsabilização de servidores e entes privados, prestação de contas, Portal da Transparência, Lei Anticorrupção e ouvidoria pública, entre outros temas.

O objetivo do Painel Municípios, que tem dados de todos os 5.561 municípios brasileiros, é apoiar a gestão dos prefeitos, além de estimular nos cidadãos o exercício do controle social.

  • (Com informações do Ministério da Transparência e CGU/PB)
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.