Marquise é forte candidata a ganhar obra abandonada na Transposição

Um dos trechos abandonados pela Mendes Júnior em Salgueiro (PE)

A construtora cearense Marquise, concessionária da Rádio e TV Tambaú de João Pessoa, com atuação também na coleta de lixo da capital paraibana, é forte candidata a ser a empresa escolhida pelo Ministério da Integração para concluir o trecho do Eixo Norte da Transposição abandonado há sete meses pela Mendes Júnior.

Ontem (1º), em Brasília, a Marquise apresentou a segunda melhor proposta de preço na licitação aberta pelo MI dentro das regras do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), criado para as obras da Copa do Mundo de 2014. O RDC foi adotado pelo Governo Federal para acelerar a retomada do eixo que trará as águas do São Francisco para dentro da Paraíba através de Cajazeiras.

A empresa escolhida concluirá túneis e canais por 140 quilômetros de extensão que passam por quatro municípios: Cabrobó (PE), Salgueiro (PE), Verdejante (PE) e Penaforte (CE). Sete empresas ofereceram lances nessa quarta-feira à Comissão Permanente de Licitação do Ministério.

Segundo texto divulgado ontem à noite pelo MI, o maior desconto (23%) para pegar um contrato orçado em R$ 574,30 milhões foi apresentado pela empresa paulista Passarelli, que se propõe a executar as obras por R$ 442,21 milhões.

A Marquise ficou em segundo lugar, com a oferta de um desconto de 17%. Os demais lances foram dados pelas seguintes empresas: Emsa Construtora (9,8000%), Ferreira Guedes S.A. (9,6200%), S.A. Paulista (5,0001%), Alka Brasil (0,0001%) e Serveng (0,0001%).

A Comissão de Licitação ainda vai analisar a viabilidade de cada proposta para definir a vencedora da licitação. “A previsão é de que o contrato para as obras seja assinado até o mês de março”, disse o ministro Helder Barbalho.

O trecho em licitação estava sob responsabilidade da Mendes Júnior Trading S.A., que, em junho de 2016, após ter seu nome vinculado à corrupção investigada pela Operação Lava Jato, não conseguiu mais empréstimos para tocar a obra e comunicou ao governo incapacidade financeira para cumprir os dois contratos que tinha com o Ministério.

O MI garante que demais etapas (2N e 3N) do Eixo Norte estão em ritmo final de construção. “O Eixo Norte está previsto para ser concluído no segundo semestre deste ano, após término das obras para a passagem da água do São Francisco. A expectativa é atender o reservatório Jati (CE) em agosto”, acrescenta.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

Uma resposta para Marquise é forte candidata a ganhar obra abandonada na Transposição

  1. Anônimo escreveu:

    Matéria comprada. Como ela é forte candidata se ficou em segundo lugar?