Plano Nacional de Segurança começa pelo Nordeste com a Paraíba fora

(Foto: Ilustração/G1)

O Plano Nacional de Segurança começa a ser implantado amanhã (2) e sexta-feira (3) a partir do Nordeste, mas a Paraíba não será contemplada, pelo menos nos três primeiros projetos pilotos da iniciativa do Governo Federal.

As primeiras atividades serão executadas em Natal (RN) e Aracaju (SE), mediante ações conjuntas de inteligência entre as polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar e as áreas penitenciárias federal e estaduais.

Não há data definida, após o que for feito no Rio Grande do Norte e em Sergipe, para adoção das medidas específicas no restante dos estados nordestinos nem nos demais, das outras regiões.

O Ministério da Justiça, em nota divulgada nesta terça-feira (31), revelou apenas que “nos próximos dias” será a vez de Porto Alegre (RS), terceira capital a deflagrar as ações previstas no plano.

Depois disso, conforme o comunicado, “na sequência, o Plano Nacional de Segurança será estendido às demais capitais e, depois, para as cidades das regiões metropolitanas próximas a elas”.

Mapas que poderão ser atualizados em tempo real foram feitos de todas as capitais. Neles estão marcados os locais de maior incidência de crimes, onde deverão ocorrer operações conjuntas entre as polícias e a Força Nacional.

O plano, fruto de entendimentos entre o governo federal e os governos estaduais para o enfrentamento da criminalidade, pautou-se em três pilares básicos: “integração, colaboração e cooperação”. E vai, com essa parceria, perseguir três objetivos principais:

• Combater e reduzir o número de homicídios dolosos, feminicídios e crimes de violência contra a mulher;

• Modernizar e racionalizar o sistema penitenciário;

• Dar combate integrado à criminalidade organizada transnacional.

  • (Com informações do Portal Brasil e Ministério da Justiça e Cidadania)
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

2 Respostas para Plano Nacional de Segurança começa pelo Nordeste com a Paraíba fora

  1. Robson escreveu:

    Como é que a Paraíba fica de fora de um pleno de segurança nacional? Será que não sabem que a Paraíba é um dos Estados mais violentos do país? Cadê nossos políticos? A população paraibana pede socorro!

  2. Antonio Carlos Ferreira de Melo escreveu:

    Acho eu, que a Paraíba não foi neste primeiro momento contemplada com o Plano Nacional de Segurança, pelo fato do nosso governo achar que a nossa pequenina é segura. Basta olhar os números.