OAB-PB fará sessão extraordinária sobre agressão a advogado dentro de delegacia

Paulo Maia, presidente da OAB-PB (Foto: Paraíba Rádio Blog)

A Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB) realizará sessão extraordinária do seu Conselho Estadual no próximo dia 3 de fevereiro para deliberar sobre desagravo a membro da entidade que teria sido agredido e algemado dentro de uma Delegacia de Polícia da Capital.

Segundo depoimentos de testemunhas e apurações da OAB-PB, a vítima da agressão foi o advogado Luciano Carneiro. No Dia de Natal (25 de dezembro) de 2016, ele tentou entrar na Delegacia de Repressão a Entorpecentes de João Pessoa para defender um cliente e teria sido impedido com violência por agentes policiais.

A agressão a Luciano e ao exercício de sua profissão foi confirmada perante a Ouvidoria da Polícia Civil por Bruno Florêncio Teixeira, cliente do advogado. A mulher de Bruno, cujo nome não foi revelado, já havia confirmado a agressão ao prestar depoimento na própria Delegacia. Algo que seu marido não fez na ocasião porque, revelaria depois, foi pressionado por policiais para depor contra o advogado.

No dia 5 deste mês o presidente da OAB-PB, Paulo Maia, acompanhado do secretário-geral Assis Almeida, do advogado Luciano Carneiro e de membros da Comissão de Defesa das Prerrogativas do Advogado (Joaquim Lorenzoni e Antônio Carlos Araújo) tratou o assunto com o ouvidor da Polícia Civil, Mário Gomes de Araújo Junior.

Na ocasião, Paulo Maia tomou conhecimento do relato de Bruno Florêncio perante a Ouvidoria e se disse “estarrecido”. Foi o próprio presidente da OAB-PB quem pediu a Mário Júnior para que o cliente de Luciano fosse ouvido sem a presença dos acusados de agressão ao advogado.

A sessão extraordinária do dia 3 tem início marcado para 10h. Os conselheiros da Ordem deverão ser convocados formalmente nos próximos dias pelo presidente. Paulo Maia entende que o caso, além da repercussão e indignação que causou, “é emblemático, porque guarda grande simbologia para a defesa das nossas prerrogativas e da sociedade”.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

Uma resposta para OAB-PB fará sessão extraordinária sobre agressão a advogado dentro de delegacia

  1. João Trindade Cavalcante escreveu:

    E por que tão tarde?