Morte de Teori Zavascki: difícil acreditar que foi acidente

Ministro Teori Zavascki (Foto: Arquivo/Blog Limpinho e Cheiroso)

Não sou dado a teorias da conspiração, mas vamos combinar que a morte do ministro Teori Zavascki seria no mínimo conveniente para um bocado de gente. Gente graúda, formada especialmente por estrelas de primeira grandeza da constelação de políticos que comanda a República atualmente.

É preciso lembrar que parcela considerável de pilantras que batem ponto na Esplanada dos Ministérios ou no Congresso, em Brasília, estaria encalacrada até a alma nos inquéritos que o ministro Teori conduzia no Supremo Tribunal Federal (STF), como relator dos processos que a Lava Jato mandou para a instância maior do Judiciário brasileiro.

Mandou graças ao instituto do foro privilegiado, que faz de detentores de mandato eletivo federal réus supremos. Ainda mais quando delatados ou listados em planilhas de propinas. Pois bem, sob mui tensa expectativa toda essa buena gente aguardava nos últimos dias a homologação da ‘Delação do Fim do Mundo’ pelo ministro Teori.

Remete à delação de mais de 70 executivos da Odebrechet que o ministro – morto em acidente ou de morte matada – estava para acolher nos processos sob sua responsabilidade. A julgar pelo que já foi divulgado, começando pelo listão encontrado pela Polícia Federal em escritório da empreiteira, o aperreio era enorme em alguns dos mais reluzentes palácios, mansões e gabinetes brasilienses.

Afinal, foi de lá, do famoso ‘Departamento de Negócios Estruturados’ da Odebrecht, que foram extraídos mais de cem nomes de aclamados parlamentares e executivos do país. Alguns deles, diga-se, já poderiam estar recolhidos aos cárceres de Curitiba, não fosse a prerrogativa de foro tê-los livrado da caneta ligeira do Doutor Sérgio Moro.

Mas a impunidade parlamentar ou palaciana de bandidos casacudos não era suficiente para livrá-los da severidade de um Teori Zavascki, que não era visto com bons olhos – muito pelo contrário – por gente como Romero Jucá (PMDB).

É o que se pode ver no diálogo reproduzido abaixo, divulgado pela imprensa nacional em maio de 2016. Sem saber que estava sendo gravado, o atual líder do governo Temer no Senado conversa com o ex-senador Sérgio Machado, que foi líder do governo FHC na mesma Casa, sobre formas de deter a Operação Lava Jato

MACHADO – Rapaz, a solução mais fácil era botar o Michel [Temer].

JUCÁ – Só o Renan [Calheiros] que está contra essa porra. ‘Porque não gosta do Michel, porque o Michel é Eduardo Cunha’. Gente, esquece o Eduardo Cunha, o Eduardo Cunha está morto, porra.

MACHADO – É um acordo, botar o Michel, num grande acordo nacional.

JUCÁ – Com o Supremo, com tudo.

MACHADO – Com tudo, aí parava tudo.

JUCÁ – É. Delimitava onde está, pronto.

MACHADO – Um caminho é buscar alguém que tem ligação com o Teori [Zavascki, relator da Lava Jato], mas parece que não tem ninguém.

JUCÁ – Não tem. É um cara fechado, foi ela [Dilma] que botou, um cara… Burocrata da… Ex-ministro do STJ [Superior Tribunal de Justiça].

E quem não lembra desse post?

Francisco Prenh Zavascki é filho do ministro Teori Zavascki, morto hoje (19) em suposto acidente aéreo em Paraty (RJ).

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

9 Respostas para Morte de Teori Zavascki: difícil acreditar que foi acidente

  1. Aderson Machado escreveu:

    Pois é, a morte do ministro Teori em mais um acidente aéreo, a exemplo do que aconteceu com Eduardo Campos, precisa de uma apuração assaz rigorosa, pois acredita-se que esses “acidentes” não aconteceram por conta do acaso. Se providências não forem tomadas o quanto antes, mais acidentes do gênero vão surgir. Com efeito, se conheço bem os possíveis interessados nesse estado de coisas, Sérgio Moro poderá ser a bola da vez. Sendo assim, não me arriscaria a andar no mesmo voo em que o Procurador em questão estivesse presente! Pelo amor de meus filhinhos, como diria o folclórico narrador Sílvio Luiz…

  2. Maria escreveu:

    É lamentável, triste e inacreditável. É preciso uma investigação séria e rápida, Tem que ser muito ingênuo para acreditar que foi um acidente! NÃO FOI!!! Sr Presidente, faça justiça, nos devolva a esperança de um País sério, investigue e responsabilize os verdadeiros culpados por essa tragedia.

  3. Antonio escreveu:

    Você que já foi assaltado, foi ferido por bandido, perdeu algum familiar para o tráfic*, ficou sem emprego, ou sofreu por quaisquer problema social no Brasil, rico ou pobre, não importa sua etnia a culpa é de quem administra esse país e dos que afrouxam as leis em benefício próprio. As vezes culpam os eleitores, mais no Brasil os poderosos e corruptos não permitem candidaturas de homens honestos. Quando entra algum novato na politica pode ter certeza ou é pau mandado de corrupto ou parente dele assumindo sua herança. Os poucos políticos que não querem ser corruptos acabam tendo em algum momento da carreira, que lançar mão de artifícios que só é possível se sujando um pouco, é nesta hora que muitos acabam sendo engolidos ou derrotadas pela velha e atual política brasileira.

  4. Maria Bernadete Oliveira escreveu:

    Eu acho a mesma coisa também, existem pessoas nesse meio ai da corrupção grande que não quer largar o osso de jeito algum, pois tem muito dinheiro envolvido, onde tem muito dinheiro ilícito envolvido, tem muita desgraça, eu é que não apanharia um avião em que fosse viajar Dr.Sérgio moro.

  5. Ricardo escreveu:

    Vergonhoso!
    A população fica estarrecida com o ocorrido.
    Quem assumiu o poder mandou um recado claro a que veio.
    Foi um recado direto a: Janot, Moro, procuradores da lava jato e familiares que a partir de então viverão sob tensão.
    Chegamos a era Escobar no Brasil.
    Salve-se quem puder!

  6. Fátima Demétrio escreveu:

    Devemos nós BRASILEIROS…irmos pras ruas exigir que o presidente Temer nomei o digníssimo juiz SÉRGIO MORO para substituir o ex ministro Teori.Sendo assim prevalência a Ética e a Moral.

  7. augusto pereira escreveu:

    Também penso como como você, Rubão e acredito que, por essas horas, Moro deve estar angustiado, por pensar que poder ser o próximo a sofrer um “acidente”

  8. Giane Ramos Sampaio Rodrigues escreveu:

    Com certeza, isto não foi acidente, isso foi criminal, muita gente grande querendo ver as impunidades neste país, diferente de pessoas como ele, Moro, E OUTROS TAMBEM, onde estão tentando voltar as praticas da Justiça neste país. Infelizmente até se as autoridades descobrirem os envolvidos, não serão capazes de divulgar e nem deixar que a população tome conhecimento para não criar alarde e um indignação maior. Mas mesmo assim a população, já esta indignada com tanta corrupção, se não for dado um basta de uma vez por todas, se essas pessoas não ficarem cientes de que é o dinheiro do povo trabalhador que eles tem roubado e praticado orgias, de pessoas trabalhadoras braçal que luta para sobreviver com um SALARIO MINIMO, MINIMO… COM O MINIMO MESMO! Enquanto eles não tem pena, só procura em época de eleição com promessas que jamais são cumpridas. Temos que valorizar estas pessoas que estão arriscando a sua própria vida, pela ÉTICA e MORAL dos direitos públicos.

  9. rubens figueiredo escreveu:

    Trata-se de um acidente em condições muito estranhas, principalmente com o relator da lava jato, pessoa que já tinha demonstrado independência nas suas colocações. Muita gente graúda (ou simplesmente bandidas) estavam com a seringa pronta, só aguardando os trâmites da justiça, mas tinham certeza da repercussão. Cabe uma investigação minuciosa por órgãos competentes e livres da contaminação da política. Esperamos que o seu substituto seja uma pessoa digna e que cumpra a lei sem olhar a marca do paletó do bandido acusado.