Obras paralisadas no Sertão: deputado denuncia omissão da bancada federal da Paraíba

O deputado Jeová Campos (PSB) criticou hoje (19) a inércia da bancada federal da Paraíba diante da paralisação – desde junho de 2016 – das obras do Eixo Norte do Projeto de Transposição, que trará água do rio São Francisco para o interior da Paraíba a partir de Cajazeiras, no extremo-oeste do Estado.

Jeová também fez referência à “omissão do ministro (Helder Barbalho, da Integração Nacional)” sobre paralisação das obras, dos trechos 3, 4 e 8, em Pernambuco, que correspondem aos lotes responsáveis pela captação de água do Rio São Francisco, em Cabrobó (PE), até o início do reservatório Jati, em Jati (CE).

Esses trechos estão paralisados há mais de sete meses e, até aqui, “o governo federal apenas anunciou uma licitação para janeiro e o ministro da Integração vem à Paraíba, posa para fotos e sequer é questionado sobre essa grave situação”, lamentou o deputado.

Jeová manifestou-se particularmente indignado com o silêncio da maioria dos deputados federais e senadores paraibanos sobre essa questão. “A inércia da bancada federal paraibana é algo que não se explica e a omissão e descaso do governo federal nessa questão é inaceitável”, disse.

O deputado considera a aparente passividade dos congressistas paraibanos um desrespeito aos sertanejos nordestinos, especialmente de Pernambuco, Paraíba e Ceará, “que estão à beira de um colapso de água, cuja única solução definitiva é a transposição”.

Segundo o deputado, as declarações do ministro Helder Barbalho, de que o governo está ‘trabalhando em todos os turnos para garantir a entrega da água nos prazos que estabelecemos com a população do Nordeste’ não condiz com a verdade dos fatos.

“Ora, se a obra está parada no Eixo Norte há mais de sete meses sem uma solução e essa é uma obra de continuidade, onde um trecho compromete o todo, então como o ministro chega à Paraíba, ignora essa realidade, não é questionado sobre esse problema e vai embora sem dar um esclarecimento, como se nada tivesse acontecendo e a obra estivesse fluindo a passos largos e às mil maravilhas. Isso é revoltante, deixa a gente indignado”, afirmou Jeová.

  • (com Assessoria de Imprensa do parlamentar)
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.