Água do S. Francisco chega até o final de fevereiro à Paraíba, garante ministro

O ministro Helder Barbalho, da Integração Nacional, afirmou hoje (18) à tarde em Monteiro que a água do rio São Francisco chega até o último dia de fevereiro à Paraíba pelo Eixo Leste da Transposição.

Ele encerrou na cidade do Cariri paraibano uma vistoria de dois dias a estruturas do Projeto de Transposição. “Hoje pela manhã vistoriei o reservatório Mandantes, em Pernambuco, já com água do bombeamento realizado ontem (17), por volta das 19h. Estamos trabalhando em todos os turnos para garantir a entrega da água nos prazos que estabelecemos com a população do Nordeste”, disse.

O Ministério informou que com o acionamento da bomba flutuante realizado nessa terça-feira no reservatório Braúnas, o segundo do Eixo, “a integração do Velho Chico avançou por mais 12 quilômetros e chegou até o reservatório Mandantes – estrutura seguinte -, totalizando 32,4 quilômetros com água”.

A equipe do Ministério inspecionou a captação do rio São Francisco desde o reservatório de Itaparica, em Floresta (PE), e as seis estações de bombeamento do Eixo, até a adutora Monteiro – última etapa deste trecho, na Paraíba. No trajeto, entre os dois estados (PE e PB), também foram verificados dois reservatórios (Areias e Braúnas) e o túnel Engenheiro Giancarlo.

O ministro disse que a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a prefeitura de Monteiro estão executando as obras de esgotamento sanitário para que a água seja fornecida à população com qualidade, livre de poluentes.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.