Presídio do Róger terá novo pavilhão para abrigar 150 presos

Róger: Novo pavilhão para 150 presos será construído na unidade (Foto: Walter Paparazzo)

Em meio à crise do sistema penitenciário brasileiro, que virou assunto do momento, o Presídio Desembargador Flósculo da Nóbrega, o Róger, em João Pessoa, vai ganhar mais um pavilhão com capacidade de abrigar 150 presos. A construção é resultado de convênio entre o Tribunal de Justiça da Paraíba e o Conselho da Comunidade. O Róger, vale lembrar, abriga cerca de 1,2 mil presos, três vezes a mais que a sua capacidade.

Construído na década de 40, o Róger deveria abrigar apenas presos provisórios, mas devido ao aumento crescente da população carcerária, também comporta condenados. A construção do pavilhão visa minimizar os problemas da superlotação. O pavilhão está sendo construído com recursos advindos da Vara de Execução de Penas Alternativas (Vepa) de João Pessoa.

Segundo o Tribunal de Justiça, o novo pavilhão do Róger vai abrigar presos provisórios, em uma tentativa de cumprir a lei. A juíza da Vara das Execuções Penais, Andréa Arcoverde disse que o projeto deve ser entregue no prazo de 30 dias. “Haverá uma mudança significativa no Róger, por meio desse importante passo do Judiciário”, declarou na ocasião da assinatura do convênio, em julho do ano passado.

A superlotação carcerária é apenas um dos problemas do Róger que levaram o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recomendar sua desativação em inspeções realizadas em anos anteriores. Em relatórios recentes do Conselho Estadual de Direitos Humanos, o Róger se apresenta como um dos presídios mais problemáticos do Estado.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.