Advogada alerta para fraudes nas compras pela Internet

Pode comprar pela Internet, mas tem que ter cuidado. Eis a principal recomendação da advogada e professora Kátia Farias para quem usa o e-commerce. Ex-assessora jurídica do Procon João Pessoa e especialista em Direito do Consumidor, ela foi entrevistada ontem (4) pela CBN João Pessoa.

Embora tenha se mostrado adepta às compras pela rede mundial de computadores, Kátia alertou para os riscos. “É uma venda aconselhável, mas é preciso saber a confiabilidade do sistema, do computador e até do wi-fi gratuito. O grande problema hoje não são as empresas, e sim as fraudes”, destacou.

Outra recomendação: o consumidor fazer suas compras virtuais em computadores com antivírus atualizado, além de buscar empresas conhecidas. Também é importante saber que uma loja física pode ofertar um produto a preço diferente do praticado pela mesma loja virtual. E vice-versa.

Comprou, recebeu e não gostou? O consumidor tem o prazo de sete dias para devolver o produto, caso não se agrade, conforme destacou a advogada. “A partir do momento em que receber, o consumidor tem o prazo de sete dias. Geralmente, a despesa com a devolução é do fornecedor, faz parte do custo do negócio”, frisou.

Ela também chamou a atenção para a compra de ingressos, passagens aéreas, diárias de hotéis e similares. “O maior cuidado que se deve ter é com empresas independentes que não são vinculadas a esses eventos ou locais”, afirmou. Especificamente sobre as passagens aéreas, a advogada disse que são muitos os casos que param na Justiça.

“É importante que o consumidor preste atenção, principalmente na compra de passagem promocional, com as condições para cancelamento ou mudança de data. Às vezes, o crédito fica tão pequeno que acaba não trazendo vantagem. É preciso muito cuidado e pouco impulso”, finalizou.

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