SE EU FOSSE O PREFEITO

(Ilustração: Sábias Vozes, Sábias Palavras)

Prefeito de João Pessoa, professores e pessoal da saúde bem avaliados, no topo da qualificação docente e profissional, ganharia igual a mim.

Se eu fosse o prefeito desta cidade, mandava uniformizar todas as calçadas, priorizando o Centro Histórico, as ruas do comércio e os bairros.

Se eu fosse prefeito desta Parahyba, também mandava ladrilhar e grafitar paredes e muros abandonados para o povo ou turista olhar e gostar.

(Ilustração: Pitacos de Lua)

Se eu fosse prefeito desta cidade, somente construiria escola ou posto de saúde depois de fazer funcionar direitinho – com qualidade para todos – o que já existe.

Se eu fosse o prefeito, transporte coletivo rodaria sem passageiro em pé, só com ônibus elétrico ou a gás, tudo para baixar poluição e preço da passagem.

Se eu fosse o prefeito, também implantava monotrilho ou VLT da Lagoa ao Busto e da Lagoa ao Viaduto de Oitizeiro, para diversificar o transporte público.

(Ilustração: Scânia/JC)

Se eu fosse o prefeito, todos os pontos de ônibus e táxi teriam abrigos estilizados e banheiros para motorista trabalhar mais limpo e mais bem humorado.

Se eu fosse o prefeito, reocuparia o Varadouro com repartições municipais e atrairia investimento privado para revitalizar de verdade toda a Cidade Baixa.

Se eu fosse o prefeito, criava hidrovia em parceria com Cabedelo e Bayeux para levar nativos e turistas pelo Rio Sanhauá em todo o seu curso navegável.

Se eu fosse o prefeito, recolocava camelô no camelódromo, mas permitiria que fizesse sulanca em espaço aberto, organizado, após o comércio fechar.

Se eu fosse o prefeito, aproveitava ideias e projetos viáveis que me trouxessem para fazer da cidade um lugar realmente melhor pra gente viver e ser feliz.

E você, o que faria se fosse o prefeito desta capital? Mande sugestões que o blog publica.

  • Republicação por absoluta atualidade, oportunidade e necessidade, adaptando texto postado originalmente em 26 de dezembro de 2016
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

22 Respostas para SE EU FOSSE O PREFEITO

  1. Francisco escreveu:

    Rubens, quanta ideia boa! Candidate-se e apresente estas propostas! Concordei com todas. Abs!

  2. José Olímpio escreveu:

    Prioridade total a Educação com a valorização máxima do Professor. Uma administração com foco na implementação e modernização do transporte coletivo urbano e um Monitoramento em tempo real de toda Área de Saúde.

  3. Chantyly Finazzi Medeiros escreveu:

    Transformaria o terreno pertencente a prefeitura compreendido entre a Av. Ruy Carneiro e a Av. Epitácio Pessoa, as margens do Rio Jaguaribe, no bairro de Tambaú, em um “Espaço para Eventos Fechados ou Abertos”, de maneira que as instalações fossem mais modulares possíveis, podendo ser retiradas e reinstaladas a exemplo dos bancos ergométricos em madeira, os palcos, as mesas e cadeiras, os ombrelones, os banheiros, as banquinhas gastronômicas rotativas, etc…
    Instalaria fixo apenas, o piso, e um circuito oval circulando todo o perimetro com uma pista PumpTrack (http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/03/skatista-testa-pista-do-novo-centro-de-esportes-radicais-de-sp-veja-video.html).

  4. Hermano José toscano moura escreveu:

    Contratava uma empresa especializadapara nivelar as tampas dos esgotos com o asfalto.Com isso, acabaria com 90 % da buraqueira das ruas.

  5. Se eu fosse prefeita de João Pessoa construiria uma nova rodoviária para a capital. A que temos é indigna para o pessoense e para os turistas.

  6. flaminio escreveu:

    Mandaria o prefeito levar toda equipe dele para fazer capacitação em gestão de cidades em Curitiba , no instituto de planejamento urbano de Curitiba , para melhorarem . O que é bom se copia.

  7. Carlos Alberto Alves escreveu:

    As propostas apresentadas são interessantes,eu tenho a visão que o modal de transporte urbano coletiva deve ser deixada de lado ,e o transporte individual como o uso da bike deva ser incrementado ,como a prefeitura já executa a ciclovia no canteiro da Av. Beira -Rio .deveria projetar outra ciclo via no canteiro da Av.Epitácio Pessoa nos mesmo molde da Beira-Rio,acho iria facilitar à vida de muitos trabalhadores que se arriscam no uso dessa via.

  8. ANTONIO LACERDA NETO escreveu:

    Colocava aquela polícia de antigamente nas ruas que eram chamados Cosme e Damião

  9. Desmancharia toda bosta que ele fez na lagoa,digo ajeitaria tudo de novo para melhorar o transito,ele só. pensou em lazer,mas o transito esta péssimo

  10. alirio Bento gomes escreveu:

    muitas caçadas, não consegue andar nelas devido matos, buraco e lixos.

  11. alirio gomes escreveu:

    Cuidava das calçadas que são cheias de matos, buracos, entulho e etc…

  12. Rosimeire escreveu:

    Fiscalizados os carros e motoristas para conter tantas infrações, colocaria sinal nas faixas de pedestres, asfaltada tantas ruas sem calçamento algum, coloria redes de saneamento básico em toda a cidade

  13. paulo oliveira escreveu:

    Faria um hospital veterinário para atender os animais de rua e o das pessoas carentes, com isso abriria novas fontes de trabalho para profissionais da área. Tirava os animais que trabalham para os reciclafotes, financiando motos ou bicicletas com carroça, melhorando o trânsito e agilizando e aumentando a reciclagem. Não teria feito a “ponte do nada”, na beira-rio, pois o problema está mais abaixo, no shopping, e bastava elevar o asfalto, pois se pensar que a agua vai cegar a ponte, o c. Branco estaria inudado. Ou nada faria lá e trocaria 2 a3 dias por ano pelos 4 anos de sufoco naquele trânsito infernal. Em vez da ponte faria um elevado mo girador.

  14. Cida Ramos escreveu:

    Reformaria os mercados públicos dessa cidade ;
    Abriria os PSFS em horário estendido das 17 às 21 hs, também aos sábados domingos e feriados e recuperaria a capacidade dos mesmos atenderem a população com insumos e com boa Infra estrutura

  15. Antonio Carlos Ferreira de Melo escreveu:

    Se eu fosse prefeito desta cidade, melhoraria a coleta de lixo, que mesmo em bairros considerados de alto padrão como o bessa, a coleta vez ou outra deixa de ser feita e o lixo fica aos montes nas calçadas. Melhoraria também o transito de veículos, que a cada dia só piora, ta virando um caos

  16. José sergio Almeida escreveu:

    A revitalização da antiga fábrica da Matarazzo, transformando-a em um centro cultural/ comercial; recuperação das inúmeras praças abandonadas; revitalização do centro histórico;

  17. Joaci Tavares de Araújo Junior escreveu:

    Eu faria um centro administrativo de saúde municipal, nos moldes dá cidade universitária, onde todas as especialidades estivessem nesse espaço, evitando deslocamentos imensos de pessoas enfermas, evitaria a marcação de consultas num local, atendimento meses depois, e exames semestres depois, de quebra evitaria os enfermos pagarem passagens em transportes públicos, que aliás, de primeira mão, os enfermos já deveriam ter passe livre enquanto enfermos tivessem.

  18. Nilton César escreveu:

    Muito boa Matéria

    • Maraca Henriques escreveu:

      Para ser eleito : Eu faria uma lagoa artificial . Depois de eleito : Faria o que esse atual fez e faz: Propaganda , sorrisos , promessas e pequenas intervenções.