Na música, uma saída para empresa obrigada a contratar Jovem Aprendiz

Big Band Emtoque, sob regência do Maestro Chiquito (Foto: Facebook)

A Lei da Aprendizagem, de 2000, determina que empresas de médio a grande porte devem possuir de 5% e 15% de adolescentes e jovens aprendizes (14 a 24 anos de idade) em trabalho e/ou estágio. Para atingir essa cota e cumprir uma obrigação legal, previstas no Programa Jovem Aprendiz, do Governo Federal, o empresariado pode fazer parceria com alguma escola de música.

Experiência bem sucedida e inovadora nesse sentido vem como exemplo da Instituição Social Ramacrisma, de Betim (MG), que criou o Aprendiz na Música para que adolescentes e jovens possam ingressar no mercado de trabalho se aperfeiçoando musicalmente. Na Paraíba, especialmente em João Pessoa, tal parceria poderia ser feita, entre outras, com a Escola de Música Toque de Vida (Emtoque), de Jaguaribe.

Na Emtoque, pessoas de todas as idades aprendem música da teoria à prática e em menos de dois anos passam a dominar um instrumento, através do qual podem, inclusive, seguir carreira profissional e acadêmica. Profissionalmente, tocando nos vários grupos e orquestras que se formam a partir daquela escola; academicamente, passando no Enem para o Curso de Música da UFPB, ministrado no Campus de João Pessoa.

“Mesmo com a obrigatoriedade, algumas empresas não conseguem absorver a mão de obra juvenil por não possuírem funções adequadas ao jovem em suas atividades. Para preencher essa lacuna, a Ramacrisma, com apoio da Superintendência Regional do Trabalho, criou um curso, o Aprendiz na Música, através do qual empresas que precisam contratar jovens, mas não tem onde absorvê-los em seu quadro funcional, podem inscrevê-los na Orquestra Jovem da instituição, introduzindo-os no universo da música instrumental”, explica o jornalista Marcelo Oliveira, que divulga as atividades da ISR.

“Por meio do programa, estes jovens, além dos cursos obrigatórios do Programa Adolescente Aprendiz do Governo Federal, participam de aulas teóricas e práticas de música em instrumentos de corda e sopro; e, ainda, fazem parte da Orquestra Jovem Ramacrisna, fundada há 11 anos, e que conta com a regência do maestro Eliseu Barros, profissional experiente e reconhecido no cenário musical”, acrescenta.

A escola de Jaguaribe

Instalada há 16 anos no bairro de Jaguaribe, a Emtoque foi fundada pelo professor e músico aposentado Vicente Nóbrega. Oferece cursos gratuitos em música instrumental e também canto coral. A maioria dos alunos, que se inscrevem no início e meio do ano, opta por instrumentos de sopro e corda, mas também é possível ter aulas de percussão e até de iniciação em arranjos musicais com o Maestro Chiquito.

A Emtoque é dirigida atualmente pelo Maestro Joás Delfino, coronel reformado do Exército Brasileiro que regeu por muitos anos a Banda de Música do 15º Regimento de Infantaria, que tem sede em Cruz das Armas, Capital. A escola funciona na Rua Antônio Silva Melo, 1388  (Jaguaribe, João Pessoa – PB – CEP 58015-530). Contatos podem ser feitos pelo telefone (83) 98693-1881.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.