“Uma crise da gota e Ricardo criando secretaria e uma montanha de cargos”

Tárcio pediu exoneração mês passado após Ricardo desmembrar Seplan (Foto: JP)

A frase que dá título a esta matéria é de uma cidadão paraibana, indignada após a leitura, no Diário Oficial do Estado de hoje (14), da lei que desmembra a Secretaria de Planejamento em duas: uma de Planejamento e outra de Finanças.

A própria fonte cuidou de enviar o link da edição da edição desta quarta-feira do DOE, que traz logo na primeira página, em ‘Atos do Poder Legislativo’, a Lei 10.804, de autoria do Poder Executivo, aprovada ontem na Assembleia.

É essa lei que modifica a estrutura organizacional do Estado – que vem desde 2007 – para encurtar a velha Seplan e recriar uma Secretaria de Finanças.

Agora rebatizada de Seplag (porque inclui orçamento e gestão), a Secretaria de Planejamento reestreia na administração estadual com 67 cargos comissionados, entre os quais alguns bem curiosos como ‘Agente Condutor de Veículos do Orçamento Democrático’ e ‘Articulador de Região’ (que vai da 1ª à 14ª).

Já a rediviva Sefin reaparece em cena com pelo menos 180 cargos comissionados.

Fontes do governo rebatem, contudo, que o desmembramente signifique acréscimo de despesas de vulto por conta dos cargos comissionados, vez que a maioria já existiria na Secretaria desmembrada inicialmente por medida provisória publicada no DOE de 11 de novembro passado.

A mudança também provocou uma baixa e uma promoção no governo. Crítico e contrário ao desmembramento, Tárcio Handel Pessoa pediu exoneração do cargo de Secretário do Planejamento.

Por sua vez, Amanda Araújo Rodrigues, secretária-executiva do Empreender-PB desde maio deste ano, ascendeu ao posto de Secretária de Finanças do Estado.

Para saber mais

Clique aqui e confira a edição de hoje do Diário Oficial do Estado que traz a lei do desmembramento das secretarias.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

Uma resposta para “Uma crise da gota e Ricardo criando secretaria e uma montanha de cargos”

  1. Ricardo escreveu:

    Corroboro com o cidadão e também vejo indignação e abuso em tal medida de criação de nova SECRETARIA ao mesmo tempo em que o Executivo alardeia crise para gerir os ERÁRIO PÚBLICO