Ministro reafirma que Eixo Leste será concluído na Paraíba ainda este ano

ministro-helder-barbalho

Helder Barbalho diz que água da transposição chega em 2017, só não arrisca o mês (Foto: Ascom/MI)

Talvez sem se dar conta de que o último mês de 2016 já começa amanhã, o ministro Helder Barbalho, da Integração Nacional, reafirmou ontem (29) a sua expectativa de que o Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco será concluído “até dezembro deste ano” para abastecer o Cariri, Campina Grande e região já a partir de 2017. Só não disse quando, em que mês.

A manifestação do  ministro foi ouvida nesta terça-feira pelos participantes do Seminário Nacional de Saneamento Sustentável, promovido pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento, evento que será encerrado nesta quarta-feira (30), em Brasília. No evento, Hélder Barbalho falou sobre ‘Investimento do Ministério da Integração Nacional em Segurança Hídrica’.

Estivéssemos no tempo  em que a expressão “fio do bigode” chancelava com força de lei inúmeros compromissos e negócios pelos sertões do Brasil, o ministro certamente seria candidatíssimo ao troféu Palavra Empenhada. Durante eventos ocorridos este mês em solo paraibano, em Natal (RN) e em Brasília (DF), todos relacionados à Transposição, ele manteve a convicção de que as obras que faltam do Eixo Leste na Paraíba ficam prontas ainda em 2016.

De acordo com o ministro, as obras de estrutura da transposição estão 90,85% concluídas, mas será necessário chegar ao índice de 95,6% para que se tenha água nos dois eixos – Norte e Leste. “A partir daí, as obras complementares estarão sendo entregues de forma sequencial”, afirmou. Em nenhuma das ocasiões ele fez referência à Resolução nº 1.133/2016, da Agência Nacional de Águas (Ana). Publicado em 21 de outubro último no Diário Oficial da União, o ato determina o adiamento do início das operações do Projeto de Integração do Rio São Francisco para março de 2018.

  • (Com informações da Ascom/MI)
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.