Romaria da Penha terá 12 trios elétricos. Veja o roteiro

Romaria da Penha em 2015 (Foto: Arquivo/G1PB)

Romaria da Penha em 2015 (Foto: Arquivo/G1PB)

A 253ª edição da Romaria da Penha, que começa às 22h de amanhã (26) na Igreja de Lurdes, no Centro da Capital, deve ter 12 trios elétricos. Todos inspecionados pelo Corpo de Bombeiros. Somente após essa inspeção é que os trios que estiverem em conformidade com as normas técnicas exigidas pelo órgão fiscalizador vão ser autorizados a participar da caminhada, animando os devotos.

Segue a lista dos trios previstos, na sequência de posicionamento (podendo haver mudança) e as atrações musicais/grupos de animação de cada um:

1º – Trio Audiluz (Ministério Filhos da Penha);
2º – Trio F400 (Comunidade Divina Misericórdia);
3º – Trio Stylus (Ministério Cantai ao Senhor);
4º – Trio Paquera (Banda Éfeta);
5º – Trio Tambaú (Ministério Povo de Deus);
6º – Trio Papão (Ministério Fogo Sagrado);
7º – Trio Boladão (Ministério da Paróquia São José, do José Américo);
8º – Trio Metrô (Ministério Servos por Amor);
9º – Trio Jampa (São Camilo de Lélis);
10º – Trio Xaxá (Consolação Misericordiosa);
11º – Trio Planeta (Ministério Totus Tuo Maria);
12º – Trio Raça (Ministério Ser de Deus).

Camisetas

Este ano, a organização da Romaria da Penha confeccionou 2 mil camisas oficiais do evento, que foram colocadas à venda em pontos em João Pessoa, Bayeux e Santa Rita, ao preço de R$ 18, cada. O dinheiro arrecadado ajuda a cobrir as despesas da Romaria. Restam poucas unidades à venda no Santuário da Penha. A camisa tem a marca da Romaria deste ano: a imagem de Nossa Senhora da Penha, mais uma imagem secundária da Pietá e elementos da natureza, fazendo referência à “casa comum”.

A Romaria da Penha 2016 conta com o apoio de mil pessoas entre colaboradores diretos e indiretos. A Equipe de Coordenação Geral, comandada pelo Pe. Luiz Antônio, é composta por 10 pessoas. A Equipe de Coordenação dos trios tem 7 pessoas. A Equipe da Coleta conta com 100 colaboradores. E a Equipe do Andor e Equipe de Apoio tem 50 pessoas. A Romaria também conta com a ajuda valiosa de órgãos públicos da Prefeitura de João Pessoa e do Governo da Paraíba.

“A Romaria da Penha é uma experiência de fé, um profundo momento de oração de encontro pessoal com Deus e com seu Filho que nos alcança pela sua misericórdia. A Romaria não é um espetáculo da fé, um carnaval ou uma espécie de ‘micareta católica’, como alguns pensam. A Romaria da Penha é como Maria: embora sendo grande, reveste-se da humildade do povo de Deus”, explicam os organizadores.

Roteiro

O percurso é de quase 14 quilômetros, começando em frente à igreja de Lourdes, no Centro, e terminando no Santuário da Penha, na Orla da Capital. Saiba, quilômetro a quilômetro, por onde os romeiros vão passar.

Início: em frente à igreja de Lourdes – era a Igreja Matriz da Paróquia da qual o Santuário da Penha fazia parte. Hoje o Santuário pertence à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Altiplano Cabo Branco).

1km: os romeiros seguem pela Av. João Machado. Eles completam 1 quilômetro de percurso quando passam em frente ao Instituto Cândida Vargas.

2km: após a Av. João Machado, os romeiros seguem pela Av. Dom Pedro II e no início da Mata do Buraquinho completam 2 quilômetros de caminhada.

3km: na entrada do Jardim Botânico.

4km: após o viaduto do trevo universitário, na chegada à Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

5km: quando passam em frente ao Centro de Tecnologia da UFPB os romeiros completam 5 quilômetros de percurso. Em seguida entram nos Bancários pela principal do bairro: a Avenida Walfredo Macedo Brandão.

6km: Praça da Paz, no bairro dos Bancários.

7km: quando os romeiros passam em frente ao antigo INSS, na principal avenida do bairro dos Bancários, vão estar no meio do percurso.

8km: na altura do Trevo das Mangabeiras. Logo após o Centro de Controle de Zoonoses, todos devem dobrar à ESQUERDA na Rua Paulino dos Santos Coelho (na lateral do INSS). Seguem direto, continuando pela Avenida Santa Bárbara (na frente do CEA). Passam atrás e logo em seguida ao lado do Mangabeira Shopping, e dobram à esquerda entrando na Avenida Hilton Souto Maior, seguindo normalmente, pelo percurso antigo, até o Santuário da Penha.

9km: em frente ao CNEC, já na Estrada da Penha.

10km: na entrada do Quadramares os romeiros completam 10 quilômetros de caminhada.

11km: na subida para a Penha.

12km: na entrada da Penha.

13km: na rua que leva ao Santuário.

Término: no Santuário de Nossa Senhora da Penha, na Praia da Penha, na Orla da Capital. Uma Missa Campal vai ser celebrada no campo de futebol que fica ao lado do Santuário. A Missa começa assim que o carro-andor chegar ao Santuário, o que deve acontecer por volta das 4h da madrugada do domingo, dia 27 de novembro.

  • (De Eisenhower Almeida de Albuquerque, Assessor de Comunicação da Arquidiocese da Paraíba)
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.