Graças à Justiça e ao MP, finalmente Bayeux pode ganhar novas linhas de ônibus

Ônibus da Metro, usados, vieram de Pernambuco (Foto: Thiago Martins/Ônibus Paraibanos)

O Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB) realizará finalmente na quinta-feira (24), às 10h, a licitação para empresas de ônibus interessadas em explorar o serviço intermunicipal de transporte de passageiros entre Bayeux e João Pessoa. Quem vencer, celebrará contrato de permissão onerosa com o Estado por dez anos.

Apesar da reconhecida precariedade dos ônibus que atendiam à população de Bayeux, das reclamações diárias dos usuários, constantes acidentes e recorrentes manifestações e paralisações de motoristas e cobradores das empresas que prestavam tal serviço, a licitação é uma determinação da Justiça solicitada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB).

Foi preciso a Justiça mandar o DER fazer a licitação. E quem mandou foi o juiz Francisco Antunes Batistas, da 4ª Vara Mista de Bayeux, que também deve obrigar a Prefeitura local a fazer a sua própria licitação. Essa para resolver o problema da linha municipal que serve aos bairros do Mário Andreazza e do Baralho, atualmente operada apenas por dois ônibus de uma empresa cuja concessão de dez anos venceu desde 2002.

Na sentença sobre a questão intermunicipal, o juiz Francisco Batista registra a omissão dos órgãos estaduais (Detran e DER) em fiscalizar e coibir a circulação de ônibus em péssimo estado de conservação e com licenciamento vencido, assim como a ausência, até então, de licitação, por parte do município, para a exploração do serviço de transporte coletivo na cidade.

Desde 2013, a Promotoria de Justiça de Bayeux vem denunciando a precariedade do serviço, inclusive com o ajuizamento da ação civil pública acatada pelo juiz Francisco Batista , da 4a Vara Mista do município. Em sua decisão, o juiz fixou multa de R$ 10 mil/mês para cada um dos gestores responsáveis pelo ordenamento, funcionamento e fiscalização do sistema em caso de descumprimento.

onibus-bayeux-2-onibusparaibanos

Das Graças, a outra empresa que opera linha em Bayeux (Foto: JC Barboza/Ônibus Paraibanos)

16 anos de problemas

Os gestores ameaçados de multa são o prefeito de Bayeux e os superintendentes do DER-PB e do Detran-PB, além dos donos ou dirigentes das empresa Das Graças e a Metro, sucessora das empresas Wilson e Almeida, as atuais operadores dos ônibus intermunicipais que ‘servem’ a Bayeux. “A Wilson atua desde os anos 1960 em Bayeux e desde o início dos anos 2000 já vinha apresentando problemas, sob a alegação da concorrência com os alternativos. Além dela, a Almeida também atuava no sistema, porém sentiu ainda mais a crise”, revela o portal Ônibus Paraibanos (onibusparaibanos.com).

“Em 2014, após determinação do DER de adequação das frotas como efeito de reação ao acidente do 50.06 da Santa Rita, as empresas metropolitanas adequaram suas frotas como puderam. A que se saiu melhor foi justamente a Santa Rita, que renomeada SIM, hoje tem uma das melhores frotas do sistema. A Wilson mudou o nome para Metro e absorveu ainda as linhas da Almeida, que deixou o sistema”, acrescenta.

Segundo Ônibus Paraibanos, “nem a própria mudança de nome resolveu o problema da Wilson, pois os veículos adquiridos pela empresa eram usados de empresas de Pernambuco, alguns já bem gastos”. O mesmo portal, que se apresenta como ‘o original’ nesse meio, lembra ainda que “vira e mexe aparecem vídeos sobre veículos quebrados, com problemas, sendo empurrados, entre outras situações”.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

6 Respostas para Graças à Justiça e ao MP, finalmente Bayeux pode ganhar novas linhas de ônibus

  1. Andre Viera Neto escreveu:

    Aproveitem e criem uma linha DECENTE para atender o aeroporto Castro Pinto, ligando João Pessoa; quem desce no aeroporto fica refém dos táxis, que cobram até 120 reais por uma corrida até Tambaú…Ainda bem que tem o UBER, basta selecionar um ponto perto do aeroporto e chamar…

  2. Relania Ricardo escreveu:

    Que precariedade, a coisa ta feia mesmo vencida desde 2002?
    Parabéns Ministério Público e ao Juiz da 4ª Vara Mista de Bayeux por abrir os olhos para nós, só quem depende diariamente da linha metro sabe o desconforto que ela nos traz. Se eu pudesse anexava aqui uma fotos da decadência.

  3. Ricardo escreveu:

    ou omissão

  4. Ricardo escreveu:

    É preciso mais do que determinar uma nova licitação. A prevaricação é crime e o MP precisar processar os Dirigentes que permitiram que a população daquele município utilizasse veículo público sem a segurança prevista em Lei.
    Quem ganhou com tal permissão!

  5. Assim é que se faz. Parabéns ao Ministério Público e ao Juiz da 4ª Vara Mista de Bayeux pela determinação. Afinal, são de vidas humanas que se está tratando. Esses empresários só pensam em ganhar dinheiro, pouco se importando com quem anda em suas carroças mal cuidadas. Os transportes devem ser vistoriados periodicamente. Se não estiverem de acordo com os ditames legais, que sejam retirados de circulação.

    • Boa Tarde! Moro no Bairro Comercial Norte. Diante da situação dos ônibus da linha que circulava de Bayeux (Comercial Norte) para a General Osório (João Pessoa): fiz uma petição ao Ministério Público para que intervisse porque a situação era degradante e as instituições responsáveis não tinham nenhum compromisso para fiscalizar o serviço prestado pelas empresas já conhecidas… O Ministério Público atendeu nosso pedido e Chamou a empresa e os órgãos de fiscalização gerando esse resultado. Sem esquecer do jovem que mora no jardim Aeroporto que sempre procurou lutar pela melhoria do transporte público local.