PMJP vai remover camelôs do Centro. Só não sabe quando

Por enquanto, continua no plano das boas intenções a desocupação das ruas do centro da Capital (Foto: G1)

Continua no plano das intenções a desocupação das ruas do centro da Capital (Foto: G1PB)

Os vendedores ambulantes que hoje ocupam as calçadas do Centro de João Pessoa, principalmente no entorno da Lagoa do Parque Solon de Lucena, devem ser relocados para o Shopping Varadouro, na Cidade Baixa. Mas ainda não existe data para a transferência, admitiu o agrônomo Newton Marinho, secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura da Capital, em entrevista à CBN João Pessoa na manhã desta segunda-feira (21).

O desordenamento, que chega a impedir o trânsito livre de pedestres nas calçadas, é um problema reconhecido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa (Sedurb-JP). “Esse é um problema antigo não apenas da nossa Capital, mas de todas as capitais do país. Para minimizar essa situação foram construídos os shoppings populares. No Shopping do Varadouro ainda temos boxes disponíveis, para onde devem ser relocados os comerciantes”, declarou.

O secretário explicou que o fluxo de vendedores ambulantes está aumentando em decorrência de vários fatores, com destaque para a crise econômica. “Entendemos perfeitamente que aquele pessoal trabalha em uma situação de marginalidade, mas a legislação não pode deixar de ser cumprida. Precisamos encontrar uma solução para encontrar o equilíbrio”, pontuou.

Newton Marinho na CBN (Foto: CBN/JP)

Newton Marinho na CBN (Foto: CBN/JP)

Embora tenha revelado o provável destino dos ambulantes, Marinho disse que não há previsão para que isso aconteça. Segundo ele, o Shopping do Varadouro ainda não está completamente preenchido porque muitos ambulantes que foram colocados lá retornaram às ruas por falta de público. “Estamos trabalhando para que o local tenha um maior número de pessoas. Uma agência do Pag Fácil já está funcionando no Shopping e a sede do Bolsa Família será transferida para lá, o que deve incentivar o fluxo de passageiros”, explicou o secretário.

Frutas nas calçadas

Ainda durante a entrevista na CBN, o secretário Newton Marinho alertou a população para o risco de consumir frutas compradas nas ruas. Nas calçadas do Centro de João Pessoa é comum encontrar ambulantes oferecendo frutas como uva, morango, laranja, manga etc. “Isso é muito perigoso. As frutas devem ser tratadas em ambiente fechado, com o mínimo de manipulação possível. Não é aconselhável comprar frutas nas ruas de forma alguma. É uma mercadoria que oferece risco à sociedade”, declarou.

Marinho revelou que os comerciantes que vendem comidas em carrinhos nas praias da Capital também serão retirados. Por fim, lembrou que algumas áreas de João Pessoa já foram reordenadas, a exemplo do Ponto de Cem Réis. “Há três meses essa via estava completamente obstruída, mas com diálogo nosso pessoal conseguiu reverter a situação. É uma área livre, que será o modelo para o restante da cidade”, destacou.

  • (Valéria Sinésio)
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

Uma resposta para PMJP vai remover camelôs do Centro. Só não sabe quando

  1. Andre Viera Neto escreveu:

    É uma vergonha, o centro da cidade está jogado as traças, o povo tem de andar pela rua pois as calçadas estão tomadas por ambulantes…risco de ser atropelado por um carro. É muita sujeira, muito descaso. Nem espaço para andar tem, e vai piorar quando chegar final do ano…Prefeito, vereadores, tomem uma providencia!