Zeca Camargo deslumbra-se com igrejas de João Pessoa

Nosso passeio em Joã Pessoa agora é de noite... Por um motivo especial. Já disse vá vezes que a igreja de Sã Francisco, na capital paraibana, é uma das mais bonitas do nosso nordeste ? e muita gente, tenho certeza, vai concordar comigo. Mas ela fica ainda mais linda à noite! Claro que a iluminaçã ajuda. Mas existe alguma coisa no pró projeto da sua construçã que encaminha nosso olhar, como se levasse nosso ponto de vista com encantamento, até o fim da rua onde está a igreja. E é aí que a gente se deslumbra... Primeiro a gente vê aquela cruz enorme, plantada há alguns metros da igreja. Você já sente ali mesmo a for? do divino. Mas aí você vai caminhando e quanto mais se aproxima daquela fachada, parece que mais perto está da presen? de algo muito superior. Truque de arquitetura ou manifestaçã de fé? Bom, deixo essa pergunta para os filó e teó eheh... O que importa pra mim é essa beleza toda. A igreja de Sã Francisco é muito bonita de dia també ? sobretudo se você quiser prestar atençã aos detalhes e conhecer seu interior (que é nã menos deslumbrante). Mas para ter uma experiê ú, planeje també dar um pulo lá de noite ? ainda mais se você tiver a mesma sorte que eu tive e a encontrar quase sem ningué por perto. É a pura paz.. Você vai me agradecer pela dica eheh. E vamos seguir porque Joã Pessoa tem mais pra mostrar ? uma ó ter?-feira de feriado pra você!

Zeca no adro da Igreja de São Francisco, em João Pessoa (Foto: Instagram zecacamargonomundo)

O jornalista e apresentador Zeca Camargo descreve, em postagens nas suas redes sociais, como “experiência única”, “efeito estonteante”, “deslumbre” e “pura paz”, a sensação de encantamento que o envolveu durante visitas que fez dias atrás, à noite, às igrejas de São Francisco e de Nossa Senhora do Carmo.

A primeira, segundo observou, é uma das mais bonitas do Nordeste. Na opinião dele, as duas construções do patrimônio barroco no centro histórico de João Pessoa têm uma “atmosfera especial” à noite que faz o visitante parecer, à medida que se aproxima, “que mais perto está da presença de algo muito superior”.

Ao confessar que não sabe a quem ou a quê creditar essa sensação – se “a um truque da arquitetura ou manifestação de fé”-, o apresentador deixa a cargo dos “filósofos e teólogos” possíveis respostas à sua indagação.

Antes, referindo-se ao cruzeiro defronte às igreja de São Francisco, ele considera que existe algo no próprio projeto do conjunto arquitetônico capaz de encaminhar o olhar do visitante. É, na sua opinião, “como se levasse nosso ponto de vista com encantamento, até o fim da rua onde está a igreja. E é aí que a gente se deslumbra… Primeiro a gente vê aquela cruz enorme, plantada há alguns metros da igreja. Você já sente ali mesmo a força do divino”.

“Clima de sonho”

Depois, ao registrar a beleza da igreja do Carmo, Zeca Camargo chama a atenção para uma foto da coluna da torre em que, por um efeito da iluminação da rua, a sombra de uma árvore foi projetada, acrescentando, segundo observou, “um clima de sonho à cena toda”. Veja a foto.

Se falei ontem da igreja de Sã Francisco, em Joã Pessoa - e pelo visto aquela imagem mexeu com muita gente! -, nã posso deixar de registrar hoje entã a beleza da igreja de Nossa Senhora do Carmo, també na capital paraibana. Visitei uma em seguida da outra e o efeito foi estonteante - de tanta for? que esses lugares tê. Novamente, geralmente a gente passa por esses marcos histó de dia. Mas tê-los vistos à noite criou uma atmosfera especial, diferente. Repare, por exemplo, num detalhe desta foto. Na coluna da torre, por um efeito da iluminaçã da rua, a sombra de uma á foi projetada - e de alguma maneira ela acrescentava um clima de sonho à cena toda. Com movimento, a impressã que a gente tinha era de que um filme antigo passava naquela tela improvisada. E era fantá. Mais uma vez eu estava sozinho - daquelas vantagens de visitar os lugares em horá alternativos eheh. E tudo somou para eu guardar uma lembran? espetacular - que agora divido com você. Se quiser ver mais imagens da Sã Francisco, hoje mais tarde vou fazer um á só com elas no meu perfil do Facebook (ozecacamargo). Mas se nã, fique curtindo só essa imagem de hoje - ela pode te ajudar a viver essa quarta com mais inspiraçã ehehe! E seguimos por Jampa... #euamojampa

E completou a descrição do cenário que lhe impressionou: “Com movimento, a impressão que a gente tinha era de que um filme antigo passava naquela tela improvisada. E era fantástico. Mais uma vez eu estava sozinho – daquelas vantagens de visitar os lugares em horários alternativos eheh. E tudo somou para eu guardar uma lembrança espetacular – que agora divido com você”.

As novas postagens de Zeca Camargo sobre João Pessoa foram feitas no Instagram (zecacamargonomundo) entre a última sexta-feira (11) e o feriado de terça (15). Incluem imagens e comentários sobre o farol do Cabo Branco menos de duas semanas após o apresentador haver postado dois vídeos em sua página no Facebook, nos quais fez rasgados elogios às belezas da Paraíba e à hospitalidade dos paraibanos.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.