Morro do Chapéu, um belo exemplo a ser seguido

Morro do Chapéu (Foto: estradasecaminhos.blogspot.com)

Morro do Chapéu (Foto: estradasecaminhos.blogspot.com)

Morro do Chapéu é uma cidade da Bahia, da região da Chapada Diamantina, conhecida pela delícia de sua temperatura média, pela beleza da “Ferro Doido” e pelo Centro de Pesquisas Ufológicas de “seu” Alonso.

Recentemente, outra façanha de “Morro” me encantou mais ainda: há cinco anos, um empresário da cidade, Luciano da Casa do Pão, resolveu dar uma pequena mostra de solidariedade para ajudar estudantes da rede pública no seu desempenho escolar.Começou doando um computador para o aluno que tivesse o melhor aproveitamento ao longo do ano. Isso já deixou a comunidade estudantil atenta e empenhada em ganhar o cobiçado prêmio.

morro-do-chapeu-vista-da-cidade-bahia

Um dos recantos mais aprazíveis da cidade (Foto: Kiko Nascimento/Poções24hs)

No ano seguinte, outros empresários e profissionais liberais juntaram-se a Luciano e ampliaram o leque das premiações: notebooks, motos, uma agência bancária local ofereceu uma poupança de R$ 2.000,00 (dois mil reais), a dentista do lugar entrou com tratamento ortodentário por um ano. Além disso, aos melhores das séries finais do fundamental e médio, garantiram cestas básicas por um ano.

O movimento foi crescendo com a participação entusiasmada de mais pessoas da cidade. Hoje, premiam, principalmente, o desempenho escolar (notas boas) e a assiduidade.

Primeiro resultado: existem alunos, há dois anos, sem uma falta sequer e as “supermédias” chegam a atingir a nota 9,75, levando em conta todas as matérias.

Segundo resultado: a elevação da média do IDEB dos alunos do município.

A entrega dos prêmios é feita em noite de gala, com a comunidade presente, em clima de verdadeiro “Oscar da Educação Morrense”.

Não à toa, num distrito de Morro do Chapéu chamado Fedegosos, conheci a escola pública Edigar Dourado Lima, que me fez parecer estar entrando em algum colégio suíço, dada a organização, limpeza e alto padrão de civilidade entre professores, servidores e alunos. O diretor, Professor Edinho, tem tratamento de pop-star pela sua comunidade.

Pergunto à Bahia e ao Brasil: será que só Morro do Chapéu consegue fazer isso? Que tal pegarmos esse extraordinário exemplo e espalharmos pelo restante do país?

Morro do Chapéu: copiem sem moderação!

  • (Jorge Portugal)

Sobre o autor

jorge-portugalJorge Portugal é poeta, letrista, professor universitário (Língua e Literatura) e atual Secretário de Cultura da Bahia. Além de conterrâneo de Caetano Veloso e Maria Bethânia, por ter nascido em 1956 em Santo Amaro da Purificação (BA). Ficou nacionalmente conhecido como compositor em 1980, por ser autor da letra de ‘A Massa’, música em parceria com o também cantor e compositor Raimundo Sodré, classificada e incluída no disco do Festival da Nova MPB realizado naquele ano pela Rede Globo. É autor dos livros “Se escola fosse estádio e educação fosse Copa…” e “Redação: assim é fácil”. Ano passado, completou 40 anos em sala de aula.

Sobre o artigo

Li esse artigo pela primeira vez no último sábado (12), graças a uma postagem de Fernando Luiz no grupo de zap ‘Frente Paraibana de Juristas pela Democracia’. A obra deve ser de 2012, contudo, provavelmente lançada pelo autor em sua página no Facebook e imediatamente compartilhada por milhares de leitores e admiradores, tanto de quem fez como do exemplo que a cidade baiana oferece ao mundo, ao Brasil e, particularmente, a 223 municípios de um planeta chamado Paraíba.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

2 Respostas para Morro do Chapéu, um belo exemplo a ser seguido

  1. Hermano José toscano moura escreveu:

    Só deu certo porque a pátria educadora não chegou lá!