Insulina do Estado não chegou na data anunciada, mas começou a ser distribuída hoje

insulina-lantus

A previsão da Secretaria Estadual da Saúde (SES) de restabelecer o fornecimento da insulina Lantus até o dia 16 deste mês não se confirmou. Mas o produto chegou mesmo ontem e voltou a ser distribuído a partir de hoje (17), informou o Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) do órgão governamental.

“Quanto às insulinas Novorapid e Humalog, foi aberto um processo para compra emergencial, que deve ser concluído dentro de mais 15 dias”, comunicou o NAF. Estima-se que essas informações sejam uma boa notícia para milhares de pessoas que dependem das insulinas que o Estado é obrigado a fornecer gratuitamente aos diabéticos.

Inclusive porque desde ontem, após não se confirmar a previsão da SES de que normalizaria a distribuição nessa quarta-feira (16), conforme matéria aqui publicada no último dia 11, o blog voltou a receber apelos e queixas sobre a falta das canetas da Lantus.

Um diabético que leu a mesma notícia disse que voltou ontem para casa de mãos vazias, depois de ir ao local onde costumeiramente recebia a Lantus até quase três meses atrás. A mesma reclamação partiu de uma senhora que também no dia 11 deste mês procurou este canal para denunciar a falta da insulina.

Outra pessoa que tem filha dependente da Lantus garantiu semana passada que poderia comprovar a falta da insulina há mais de 60 dias e acusou o governo de “brincar com a saúde do povo”, questionando se os fornecedores ou os responsáveis pela distribuição fazem ideia do que é “alguém acordar com uma glicemia de 220 em jejum e ter que baixar e se alimentar ao mesmo tempo sem ter a insulina”.

“Isso é muito grave. Os problemas com certeza irão aparecer mais na frente. Infelizmente, o resultado são sequelas e retaliação de membros. Quero agradecer por você trazer essa informação! Só quem sabe é quem tem um diabético em casa. Só lamento não poder reclamar publicamente porque posso ser perseguido dentro do setor de distribuição”, disse.

Cada caneta da Lantus custa R$ 130 na rede farmacêutica privada. Na maioria duas casos, diabéticos que usam esse tipo de insulina têm que aplicar uma a cada dois dias. Sem a entrega pelo Estado, o custo individual vai a R$ 1.950 por mês.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.