Estado tem 72% de todos os municípios do semiárido em situação de emergência

Legado da seca no interior da Paraíba (Foto: Arquivo/YouTube)

Legado da seca no interior da Paraíba (Foto: Arquivo/YouTube)

A Paraíba tem nada menos que 196 dos seus 223 municípios em situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional, conforme portaria publicada na última sexta-feira (11) no Diário Oficial da União (DOU). É, de longe, o quadro mais crítico e preocupante da estiagem que se abate há mais de três anos em todo o semiárido nordestino.

Com essa quantidade de cidades sob calamidade pública por conta da seca, a Paraíba acolhe, sozinha, 72% de todas as localidades declaradas pelo MI em situação de emergência na mesma edição do DOU. No total, são 272 municípios contemplados com o reconhecimento da crise hídrica que os coloca como beneficiários preferenciais de apoio do Governo Federal.

Os estados alcançados pela decisão de Brasília, além da Paraíba, são Pernambuco, Piauí, Bahia, Sergipe, Minas Gerais e Mato Grosso. “Com a medida, adotada em decorrência do longo período de seca e estiagem que atinge as regiões, os gestores municipais poderão contar com benefícios oferecidos pelo Governo Federal”, informa a Assessoria de Comunicação do Ministério, acrescentando:

– Além de viabilizar o fornecimento de água tratada à população, por meio da Operação Carro-Pipa Federal – da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) -, o reconhecimento permite que os municípios tenham direito a outros benefícios, como a renegociação de dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil. Também é possível obter a aquisição de cestas básicas no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a retomada da atividade econômica nas regiões afetadas.

Clique aqui para ler a portaria do MI e os municípios paraibanos reconhecidos em situação de emergência

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.