PF pede arquivamento do inquérito contra Lindbergh na Lava Jato

O paraibano Lindbergh Farias, senador pelo PT-RJ (Foto: Valter Campanato | Agência Brasil)

O paraibano Lindbergh Farias, senador do PT-RJ (Foto: Valter Campanato | Agência Brasil)

“A Polícia Federal sugeriu o arquivamento do inquérito contra Lindbergh Farias (foto) na Lava-Jato. O relatório, do delegado Luiz Gustavo de Souza Carvalho, conclui que não há indícios mínimos para prosseguir com a investigação ou pedir o indiciamento do petista”, informa na manhã desta terça-feira (8) o blog de Lauro Jardim, de O Globo.

A matéria, assinada por Guilherme Amado, lembra que o inquérito, aberto março em 2015, ouviu os principais executivos das construtoras do petrolão que doaram em campanha para Lindbergh Farias: Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão, Camargo Corrêa, Engevix, Carioca, UTC, Iesa Óleo e Gás e Setal Engenharia. Concluiu o delegado, no relatório:

Nenhum dos executivos, inclusive na condição de colaboradores, foi capaz de corroborar a narrativa que ensejou a instauração do presente inquérito, ou ao menos de que as contribuições tivessem origem ilícita.

“O pedido de arquivamento foi enviado para o ministro Teori Zavascki, relator dos processos da Lava Jato no STF, mas antes de uma decisão do ministro será analisado por Rodrigo Janot. O procurador-geral da República pode seguir o entendimento da PF e recomendar a Teori o arquivamento ou pedir novas diligências”, conclui a nota de O Globo.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.