Toda a população de JP poderia usar apenas carro para se deslocar

Congestionamento: rotina em uma cidade pouca para tanto carro (Foto: G1PB)

Congestionamento: rotina em uma cidade pouca para tanto carro (Foto: G1PB)

Com 189.677 automóveis licenciados regularmente, João Pessoa poderia dispensar todos os demais veículos – incluindo ônibus e motocicleta – e transportar apenas em carros de passeio (públicos e particulares) a população inteira da cidade, estimada pelo IBGE em 791 mil habitantes, ‘a preço’ de julho deste ano. Recorrendo a um sistema de carona solidária, cada carro levaria confortavelmente o motorista e três passageiros.

Bastante improvável, contudo, que um dia algo assim aconteça. Seja por falta de solidariedade, de articulação ou organização entre proprietários de automóvel e prováveis caroneiros. Pode ser também por impossibilidade de um colapso nas linhas de ônibus. Afinal, o sistema é operado por empresas que parecem ter força suficiente para impedir a oferta de qualquer outro meio de transporte de massa que dispute clientela com quem explora o serviço há mais de 35 anos na cidade.

E o pior é que a qualidade do serviço prestado responde em boa parte pela quantidade de carros pequenos circulando na Capital. Deixar o carro na garagem para pegar ônibus em João Pessoa pode ser um ato de heroísmo ou de pão-durismo. Mas nem essa ou aquela motivação serve ou aplica-se a mais de 300 mil moradores da Filipéia que dependem do “sistema de transporte público de passageiros” credenciado pela Prefeitura Municipal. Para esses não há escapatória.

A maioria dos usuários de ônibus não tem recursos ou ganhos para comprar carro ou motocicleta. Resta ir a pé, alternativa impraticável na maioria das distâncias que os sem-carro precisam percorrer, ou comprar e andar de bicicleta. Uma temeridade, convenhamos, em se tratando de uma Capital com pouca ou nenhuma ciclovia digna do nome, agravada por um trânsito onde muita gente boa se comporta com tamanha incivilidade que não raro descamba para brutalidades, fatalidades ou no mínimo um completo desrespeito àqueles que se deslocam sobre veículos de duas rodas.

A frota paraibana

Levantamento feito pelo blog nos portais do Ministério das Cidades, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Secretaria de Comunicação da Paraíba (SecomPB) revela que a frota total do Estado já superou 1 milhão e 100 mil veículos e o número de condutores devidamente habilitados bate na casa dos 800 mil. Quase um terço do total que circula na Paraíba roda pelas ruas de João Pessoa, conforme mostra a tabela abaixo.

frota-paraibana

 

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

Uma resposta para Toda a população de JP poderia usar apenas carro para se deslocar

  1. rubens figueiredo escreveu:

    O sistema de transporte público de JP é ineficaz. No último domingo, fiz uma experiência. Fui do bairro do Cristo para o Funcionários II, passei 1h e 45min para realizar esse trajeto. logo é impossível confiar, estamos muito longe de deixar o carro em casa e andar apenas de ônibus.