Rádio da Polícia da Paraíba deixa de “trabalhar pro bandido”

(Foto: Divulgação/Motorola Solutions)

(Foto: Divulgação/Motorola Solutions)

Dentro em breve, o rádio da Polícia da Paraíba vai deixar de “trabalhar pro bandido”, expressão usada pelo blog em 26 de julho deste ano ao comentar a vulnerabilidade a que estava submetida a comunicação entre policiais no Estado. O problema deve ser superado graças à assinatura de um contrato de R$ 33 milhões, ontem (21) em João Pessoa, entre governo estadual e a Motorola, que vai instalar um novo sistema de radiocomunicação digital para a segurança pública paraibana.

O sistema atual, analógico, além de limitado e servindo apenas às maiores cidades da Paraíba, pode ser facilmente copiado por qualquer bando mais sofisticado, a exemplo daqueles que assaltam bancos. Com tamanha facilidade, ‘copiando’ os rádios das viaturas, assaltantes podem perfeitamente monitorar toda a movimentação policial em determinada região onde criminosos planejem arrombar ou explodir uma agência bancária.

A nova comunicação digital entre polícias, além da qualidade do sinal e de alcançar todo o território paraibano, será limpa, sem ruídos e utilizará “uma rede criptografada totalmente segura, sendo impossível de ser monitorada e ouvida por pessoas não autorizadas”. Quem garante é a própria Motorola, que no início do ano venceu concorrência aberta pela administração do Estado para atualizar a radiocomunicação policial com uma nova tecnologia chamada ‘Tetra’, mas teve que lutar na Justiça para ganhar e levar o contrato que celebrou nesta sexta-feira.

“O sistema irá integrar, em uma única plataforma, as comunicações entre todas as forças de segurança, o que inclui a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Sistema Penitenciário e Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O novo sistema irá ajudar a melhorar a eficiência das operações no estado em uma área de quase 57 mil quilômetros quadrados. Todas as comunicações entre os usuários serão criptografadas, impedindo escutas não autorizadas e protegendo os policiais envolvidos nas operações”, informa nota enviada ao blog pela Assessoria de Imprensa da Motorola.

“Inicialmente, o sistema Tetra terá 40 sítios de repetição para levar sinal claro e com alta disponibilidade para todas as forças de segurança, incluindo a aquisição de 35 consoles de despacho, que tem o papel de receber, priorizar e enviar chamadas de atendimento para uma resposta rápida à população. Serão instaladas antenas adicionais e repetidoras para cobrir a extensão do estado. O contrato também prevê a entrega de aproximadamente 5.600 rádios, sendo 4 mil portáteis, 1.300 móveis e 332 fixos, com capacidade de expansão conforme demanda dos usuários”, acentua a Motorola.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.