UFPB debate Internet e redes sociais como propagadores de ódio e violência

Em 2015, 'Democracia Virtual' foi tema de evento em Campo Grande (Foto: FKA)

Em 2015, ‘Democracia Virtual’ foi tema de evento em Campo Grande (Foto: FKA)

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizará nos próximos dias 24 e 25, no Campus de João Pessoa, um seminário sobre democracia virtual e violência na Internet. O evento é uma iniciativa da Fundação Konrad Adenauer em parceria com o Instituto Igarapé e a própria instituição paraibana, representada pelo Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (Idep).

democracia-virtual-eventoTexto de divulgação do evento distribuído hoje (12) pelo professor João Marcelo Alves Macêdo, presidente do Idep, ressalta que a Internet e as redes sociais “tornaram-se poderosas ferramentas de integração e mobilização sócio-política, com impacto desde o nível local à esfera global”, mas também se transformaram “em local atraente para propagação de práticas de diversos tipos de violência”.

“Através das redes, mensagens, imagens, vídeos e comentários depreciativos são replicadas em alta velocidade e em larga escala. A facilidade do acesso, somada à dificuldade de se identificar agressores, facilita o uso da internet como canal propício à violação de privacidade, manifestação de ódio e difusão de ameaças”, destacam os organizadores do seminário, que tem como título ‘Democracia virtual: a Internet como ferramenta de mobilização e canal de difusão de ameaças’.

“O evento debaterá o papel da internet enquanto ferramenta de mobilização e participação social e, ao mesmo tempo, canal de perpetuação de práticas violentas. O objetivo será identificar atividades virtuais que garantam a liberdade de expressão e fortaleçam iniciativas de inclusão, empoderamento e de demanda por direitos coletivos”, acrescenta o material da Konrad Adenauer, concluindo:

O seminário também irá expor os impactos negativos que a superexposição pode gerar, como a invasão de privacidade online e as ameaças e perseguições virtuais. A expectativa é que o debate gere recomendações concretas de como promover a internet enquanto mecanismo catalisador de transformações positivas, e propostas de maneiras de prevenção e redução dos impactos causados por crimes virtuais.

Para saber mais

A programação completa do Seminário

Cadernos Adenauer 3/2015: Internet e Sociedade

Democracia Virtual – Implicações Sociais

O evento no Facebook

 

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.