Católicos paraibanos vão debater exortação do Papa pela família

Papa Francisco (Foto: Luca Zennaro/G1/O Globo)

Papa Francisco (Foto: Luca Zennaro/G1/O Globo)

Dom Paulo Jackson, Bispo da Diocese de Garanhuns (PE), vem a João Pessoa na próxima segunda-feira (10) para um encontro de formação sobre a Exortação Apostólica Amoris laetitia (sobre o amor na família). O evento será realizado no Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição (Sapic), no Castelo Branco. A informação foi divulgada na tarde desta terça-feira (5) pela Arquidiocese da Igreja Católica na Paraíba.

Dom Paulo Jackson (Foto: Assessoria)

Dom Paulo Jackson (Foto: Assessoria)

O evento é organizado pela Região Pastoral Praia Sul, da Arquidiocese da Paraíba, mas “tendo em vista a importância do tema e, sobretudo, os bons frutos que este encontro certamente vai proporcionar, a pedido do Administrador Apostólico da Arquidiocese da Paraíba, Dom Genival Saraiva de França”, o encontro será estendido a toda a Arquidiocese, sobretudo ao Setor Família, pois o objetivo é “aprofundar o documento pós-sinodal e refletir sobre as implicações pastorais presentes em nossa Arquidiocese”, informa o Coordenador de Pastoral da Arquidiocese da Paraíba, Cônego Monsenhor Ivônio Cassiano de Oliveira.

Sobre a Exortação Apostólica

É um texto do Papa, menos solene, mas não menos importante, que transmite um ensinamento do Pontífice a respeito de um assunto com o objetivo de animar os fiéis a vivenciar situações que estimulam a fraternidade entre os humanos. Geralmente, tal documento é publicada após um Sínodo (reunião com Bispos).

A Amoris laetitia foi publicada no dia 8 de abril deste ano. É um texto de nove capítulos no qual o Santo Padre recolhe os resultados de dois Sínodos dos Bispos sobre a família ocorridos em 2014 e 2015.

O capítulo terceiro da Exortação (“O olhar fixo em Jesus: a vocação da família”), por exemplo, é dedicado a elementos essenciais do ensinamento da Igreja acerca do matrimônio e da família. Em 30 parágrafos, ilustra a vocação à família de acordo com o Evangelho, assim como ela foi recebida pela Igreja ao longo do tempo, sobretudo quanto ao tema da indissolubilidade, da sacramentalidade do matrimônio, da transmissão da vida e da educação dos filhos.

(por Eisenhower Almeida de Albuquerque, Assessor de Comunicação da Arquidiocese da Paraíba)

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.