Câncer de mama já matou 160 este ano na Paraíba. Campanha começa amanhã

breastfeeding

Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), da Secretaria de Estado da Saúde, já registram este ano 160 mortes por câncer de mama na Paraíba. No Brasil, estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indica que haverá 57,9 mil novos casos em 2016.  Nesta segunda-feira (3), tem início em todo o Estado, em todo o país, a Campanha Outubro Rosa, destinada a incentivar mulheres de todas as idades a realizarem exames clínicos para a prevenção do câncer de mama.

O Centro do Diagnóstico do Câncer (CEDC), que atende demanda de todos os municípios e está localizado na Avenida Duarte da Silveira, nº 590, Centro de João Pessoa, vai oferecer atendimento às mulheres com suspeita ou diagnóstico de câncer de mama. E até dia 31, quando a campanha termina, distribuirá material informativo, promoverá palestras com especialistas e realizará mamografias, coletas de citopatológico do colo do útero, além de consultas com mastologista.

“O mais importante no Outubro Rosa é a união de forças da sociedade para despertar sobre a necessidade do exame clínico e, se for o caso, ir ao mastologista que pedirá ultrassonografia, mamografia, punção aspirativa ou biópsia mamária, a depender da situação”, explica Roseane Machado, diretora-geral do CEDC. De acordo com o Inca, esse tipo de câncer –  o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil – responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Causas variadas

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como a idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários. A idade, assim como em vários outros tipos de câncer, é um dos principais elementos que aumentam o risco de se desenvolver câncer de mama, devido ao acúmulo de exposições ao longo da vida e às próprias alterações biológicas.

Mulheres a partir dos 50 anos são mais propensas a desenvolver a doença. Ano passado, das 244 mortes causadas pela doença na Paraíba, 129 ocorreram na faixa etária de 50 a 69 anos. O objetivo da detecção precoce é reduzir a mortalidade por câncer de mama, por meio do exame clínico anual, a partir dos 40 anos e da  mamografia, no máximo, a cada dois anos, para mulheres de 50 a 69 anos.

(com SecomPB e  Inca)

 

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.