RG não sai com menos de 30 dias

A 1ª via do documento de identidade é gratuita (Foto: Divulgação/SecomPB)

A 1ª via é gratuita (Foto: Divulgação/SecomPB)

Salvo idosos, crianças e algumas situações específicas, os demais cidadãos precisam esperar pelo menos 30 dias para ‘tirar’ uma carteira de identidade (RG) em João Pessoa ou Campina Grande, seja a primeira ou a segunda via. O agendamento é feito pela Internet, mas o interessado precisa de muita sorte, além de paciência, para conseguir agendar.

Nesta segunda-feira (26), por exemplo, não há vagas disponíveis para nenhuma das  Casas da Cidadania de João Pessoa nem previsão de novos agendamentos. Para a unidade de Campina Grande, a abertura de novas vagas só será possível após o dia 1° de outubro, conforme anúncio na página.

É um evidente transtorno para quem necessita do documento para fazer uma cirurgia, por exemplo, como a dona de casa Marcicleide Silva, que há três meses tenta uma segunda via do RG e não consegue. “É muito demorado. Desde o final de junho eu tentava, mas sempre as vagas estavam esgotadas. No mês passado, consegui marcar para o começo de outubro”, declarou.

Quem também reclama da demora é a professora Maria do Socorro Costa. Somente na semana passada conseguiu agendamento para o dia 21 de outubro, quando vai levar a filha de 15 anos para tirar o RG pela primeira vez. “Achei bastante demorado, eu passei um tempo tentando. Por sorte consegui”, afirmou.

O outro lado

A aparente falta de vagas, na verdade, é reflexo do comportamento do cidadão, informa Marcos Lacet, chefe do Núcleo de Identificação Civil Criminal do Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC-PB). Ele revelou que muitas pessoas agendam, mas não comparecem ao local no dia agendado. “Já verificamos mais de 50% de falta. A consequência disso é que deixamos de atender a outras pessoas”, afirmou.

Na tentativa de minimizar os problemas, o IPC faz encaixes entre as vagas que sobram. A capacidade diária de atendimento em cada unidade do IPC é de 60 pessoas, segundo Lacet. Ou seja, mesmo que o sistema não mostre disponibilidade de vaga, é possível ser atendido, desde que o cidadão esteja com a documentação completa. Idosos e pessoas com viagens marcadas, cirurgias ou qualquer outro tipo de eventualidade são atendidas como urgências.

Ele explicou também que o sistema faz agendamento para as unidades de João Pessoa a partir do dia 15 (sempre para o mês seguinte) e em Campina, a partir do dia 1°. “É uma forma de organizar e garantir o máximo de atendimento. O agendamento é para organizar e não restringir”, afirmou. Lacet disse ainda que é importante que o cidadão cumpra o horário, ou desmarque, caso não possa ir no dia acordado.

(Valéria Sinésio)

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

2 Respostas para RG não sai com menos de 30 dias

  1. roberto marques escreveu:

    Esse agendamento está muito difícil pela internet e tenho urgência para viagem de filho menor. O que faço senhores