Revolta e desespero na UFPB: fixado prazo para ‘despejo’ de 89 barracas

Centro de Vivência da UFPB, também um centro de comércio no Campus I (Foto: G1PB)

Centro de Vivência da UFPB, também um centro de comércio no Campus I (Foto: G1PB)

É de revolta o clima e desesperadora a situação de 89 permissionários de lanchonetes e copiadoras no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Revolta e desespero que aumentam à medida que se aproxima a data (10 de outubro próximo) em que serão obrigados a desocupar os pontos comerciais que exploram na Cidade Universitária, muitos deles há mais de 20 anos.

Por trás do ‘despejo’, acusam, estaria o interesse da Reitoria em transferir todo o comércio de alimentação e reprografia para determinada empresa que venceria uma licitação a ser anunciada em breve pela Prefeitura Universitária. Para conseguir seu intento, denunciam, a administração da Universidade deixou vencer e não renovou qualquer contrato de permissão de serviços públicos com os interessados.

oficio-pu-ufpb-x-barracasUm ofício datado de 25 de agosto (veja ao lado) foi entregue aos permissionários solicitando a desocupação da área. Para quem está no local há 30 anos, como José (nome fictício), o sentimento é de frustração e medo. “Há três décadas eu tiro o meu sustento dessa barraca de lanches. Sempre paguei as taxas cobradas, o aluguel, e de repente a UFPB quer nos expulsar sem nenhuma abertura para diálogo. Isso é revoltante para qualquer cidadão”, desabafou.

No ofício, assinado por Francisco Pereira da Silva Júnior, prefeito universitário em exercício, consta o prazo, improrrogável: as cantinas, restaurantes e quiosques devem ser desocupadas em 45 dias, ou seja, 10 do mês que vem. Segundo o documento, a ocupação é irregular, o que é contestado pelos permissionários. “A verdade que ninguém quer dizer é que a Reitoria quer beneficiar um determinado grupo de empresários que passaria a controlar tudo dentro da UFPB”, reforçam.

“Se estamos aqui é porque nos foi dado o direito de ocupação. Aqui não tem bandido, tem pai de família. Só na minha barraca são dez pessoas empregadas. Imagine quantas famílias não dependem daqui para garantir o sustento”, declarou outro comerciante que vende lanches na UFPB há 24 anos e ao longo do tempo já investiu mais de R$ 70 mil em reformas e melhorias das instalações do estabelecimento que ocupa.

O que diz a Reitoria

Através de sua Assessoria de Imprensa, a Reitoria informou ao blog que a decisão de licitar todos os pontos de comércio do Campus I foi recomendada expressamente pelo Ministério Público Federal (MPF), em razão de nenhum dos atuais permissionários ter celebrado contrato com a UFPB após participar e vencer qualquer licitação, como manda a lei (Lei nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995). Mas esses mesmos permissionários podem concorrer no pregão que a Prefeitura Universitária está formatando.

Ainda de acordo com a Reitoria, o MPF interveio na questão após receber denúncia sobre a ocupação e exploração irregulares de área pública dentro do Campus de João Pessoa. Sobre a acusação de que a intenção seria despejar os atuais ocupantes dos pontos comerciais para entregar a um único grupo empresarial, a Assessoria de Imprensa disse que se trata de uma evidente calúnia que ninguém tem coragem de fazer publicamente, até por que quem a faz escuda-se no anonimato para tentar ofender a honra de uma gestão que se conduz dentro da legalidade estrita, com absoluta integridade e seriedade.

(Valéria Sinésio)

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

6 Respostas para Revolta e desespero na UFPB: fixado prazo para ‘despejo’ de 89 barracas

  1. robson escreveu:

    Cheira mal!

  2. Phillipe Jonson escreveu:

    As grandes empresas estão de olho há muito tempo nesse mercado, estando presentes já em muitas faculdades e universidades, inclusive de João Pessoa.

  3. MARIA HELENA escreveu:

    acho um absurdo, estamos sem saber o que fazer pois estamos la na UFPB ha muito tempo, não sabemos como vai ser, como vamos sustentar nossas familias

  4. MARIA HELENA escreveu:

    acho uma injustiça, pois estamos muitos de nos ha mais de 20 anos , sempre pagando as contribuições em dias, e agora estamos quase sem ter como sustentarmos nossas familias,não sabemos como vai ser…..

  5. Fl´via escreveu:

    Quem ganhou a licitação? O Mc Donalds ou o Bob’s? Pq uma empresa p ganhar uma licitação dessa não deve ser uma lanchonete das que estão lá.

  6. rubens figueiredo escreveu:

    Por que não acrescentar à licitação uma cláusula onde os permissionários atuais pudessem concorrer com levando algum ponto de vantagem, já que estão há tanto tempo explorando os serviços. Em tese, cumpririam os termos básicos juntos com os outros concorrentes e, levariam alguma vantagem por tempo de estadia e por cumprirem rigorosamente as obrigações atuais.