Maternidade de Patos faz um parto extremamente raro

Médica segura o bebê empelicado (Foto: News)

Médica segura o bebê empelicado (Foto: News)

Um parto extremamente raro, que acontece em um a cada 80 mil nascimentos segundo as estatísticas, foi realizado com sucesso na Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos. O parto empelicado da Sra. Tatiana Pereira Bezerra, da cidade de Manaíra (PB), surpreendeu a equipe médica chefiada pela obstetra, Dra. Iak Sodara. Neste tipo de parto, o bebê nasce sem que haja o rompimento da bolsa amniótica e, neste caso específico, a placenta estava junta. A criança nasceu saudável com 2.035 kg, medindo 41,5 cm e índice de Apgar 7/8, de uma gestação de 34 semanas. Mãe e recém-nascido evoluíram bem e tiveram alta poucos dias após o parto, realizado no dia 14 de junho último.

“Recebemos a mãe com sangramento vaginal abundante, sem sentir dores, mas já suspeitávamos se tratar de uma placenta prévia e era preciso uma cesariana urgente, pois havia sérios riscos de óbito tanto para o bebê quanto para a mãe. Fizemos a cirurgia de urgência e constatamos se tratar mesmo de uma placenta prévia, isso ocorre quando ela se desenvolve e se aloja na parte inferior do útero, cobrindo de forma parcial ou por completo o colo do útero, impedindo a passagem da criança”, explica Dra. Iak Sodara que teve como auxiliares no procedimento a Dra. Ana Rita Guedes (obstetra), a Dra. Georgia Lopes ( Pediatra) e Dra. Vandilma Cavalcante ( Anestesista).

Ainda segundo a Dra. Iak, o parto empelicado é raro porque, normalmente, na hora da retirada do feto as membranas se rompem com facilidade, o que não aconteceu no caso do bebê da Sra. Tatiana que foi retirado sem que a bolsa estourasse e ainda com a placenta junta. “O bebê não corre perigo algum enquanto está no saco amniótico, porque ainda está recebendo oxigênio e nutrientes do cordão umbilical. É como se ele ainda estivesse no útero da mãe”, explica o diretor clínico da Maternidade, Dr. Paulo Athayde.

A Maternidade Dr. Peregrino Filho é referência em gravidez de alto risco no sertão paraibano, atende pacientes de mais de 40 municípios do estado e de outras cidades do RN e PE e realiza, em média, 12 partos por dia. Hospital Amigo da Criança, a unidade, que integra a rede estadual de saúde, é administrada pela OS Instituto Gerir, desde junho de 2013 e dispõe de sala de parto humanizado, UTIs Neo e Adulto, UCIN, Mãe-Canguru e em seu anexo funciona o banco de leite Dra. Drª Vilani Kehrle, que detém o padrão Ouro em excelência de atendimento e serviços.

(da News Comunicação, Assessoria de Imprensa do Instituto Gerir na Paraíba)

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

Uma resposta para Maternidade de Patos faz um parto extremamente raro

  1. Bezerra da torre escreveu:

    E tem mas se o onibus se envouver em acidente com vitima ja tem um balde de tinta preta no bagageiro para pintar o nome da empresa ! Como aconteceu em sousa