Deputada denuncia cemitério de ambulâncias do Samu na Capital

Uma das fotos exibidas pela deputada Estela na Assembleia (Foto: AscomEB)

Uma das fotos exibidas pela deputada Estela na Assembleia (Foto: AscomEB)

A deputada Estela Bezerra (PSB) denunciou nesta terça-feira (23) na Assembleia Legislativa a existência de  um cemitério de ambulâncias na Capital. Seria a perfeita tradução do caos que ela vê no Samu da Capital, ilustrado por fotografias de unidades estacionadas em local que seria o Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. Procurada pelo blog, a direção do Samu disse que a denúncia não procede nem corresponde à realidade do serviço prestado por suas equipes à população.

Estela Bezerra acusou a PMJP de enterrar no tal cemitério até mesmo ambulâncias novas. Disse ainda que para quem acompanha o cotidiano da vida em João Pessoa é fácil perceber que atendimento e assistência através do Samu estão deficitários. Acrescentando:

Ambulâncias sucateadas (Foto: AscomEB)

Ambulâncias sucateadas (Foto: AscomEB)

Além do sucateamento por falta de manutenção e de zelo da gestão, temos um problema ainda mais grave: a ambulância que está em serviço não passa pela devida higienização com os materiais e com a equipe que lhe são específicos, e não atendem os pré-requisitos mínimos de limpeza.

A deputada acredita que diante da falta de condições condições sanitárias, de circulação e de atendimento nas ambulâncias, o paciente que for socorrido pelo Samu corre o risco de ser infectado por bactérias antes mesmo de chegar ao hospital para onde for levado.

“Não vou deixar isso passar em branco, vou voltar a tratar desse tema trazendo os indicadores”, prometeu, dizendo falar em nome de um milhão e 300 mil habitantes da região metropolitana da Capital que são atendidos pelo Samu administrado pela Prefeitura de João Pessoa.

Samu rebate

Procurada pelo blog para desmentir ou esclarecer a denúncia da deputada, a direção do Samu encaminhou via Secretaria de Comunicação da PMJP as seguintes considerações:

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esclarece que as imagens mostradas não são das ambulâncias que estão no Centro Administrativo Municipal (CAM), destacando que algumas das unidades que se encontram estacionadas no local estão em processo de desfazimento junto ao Ministério da Saúde para leilão.

Quanto à higienização, todas as ambulâncias que estão em funcionamento passam pela desinfecção necessária, realizada por profissionais capacitados, após cada procedimento realizado dentro da unidade. Além disso, o serviço possui um dique para fazer a limpeza externa das ambulâncias periodicamente.

O Samu reafirma que as denúncias não correspondem à realidade do serviço prestado à população de João Pessoa e toda a região metropolitana.

A direção do Samu também enviou fotografias, reproduzidas abaixo. Uma mostra o estacionamento no CAM, a segunda é de uma ambulância sendo preparada para saída e a terceira supostamente evidencia que não haveria a sujeira denunciada pela deputada.

ambulâncias cam

ambulância cam 2

ambulância cam 3

 

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.