Professor enfrenta drama surreal na Justiça da Paraíba

Barreto vive drama kafkiano

Barreto vive drama kafkiano

Desde fevereiro deste ano o economista e Professor Doutor Francisco Barreto, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), percorre sem ver saída os labirintos burocráticos da Justiça do Estado, onde enfrenta um drama no melhor estilo Josef K., personagem central do romance ‘O Processo’, referencial da obra do escritor alemão Franz Kafka.

Se na ficção o protagonista acaba preso por um crime que não cometeu nem lhe dizem qual é, na vida real de Barreto o que está preso é um direito que ele tem de não mais pagar pensão a um filho de 27 anos, advogado e empresário bem sucedido da área de entretenimento.

O rapaz, inclusive, não faz qualquer objeção ao fim de uma mesada que, se fosse o caso, ele é que teria plenas condições de dar ao pai. Tanto que botou no papel a sua concordância com a exoneração da pensão e esse documento instrui e fundamenta o pedido que Barreto protocolizou há seis meses no Fórum Cível da Capital.

Ao dar início ao seu processo no Judiciário paraibano, sob o número 0809131-27.2016.8.15.2001, Barreto tinha a melhor expectativa de que o caso – lastreado pelo consenso entre as partes, ou seja, entre pai e filho – seria resolvido rapidamente. Qual o quê!…

Distribuído para a 4ª Vara de Família, lá o juiz deu um despacho dizendo que a competência para julgar o processo seria do colega da 1ª Vara. Que, por sua vez, também se declarou incompetente para tanto, ensejando o que tecnicamente chamam de “conflito negativo de competência”.

A partir daí, o processo parou por cerca de três meses. E só andou – subindo ao Tribunal de Justiça – depois que Barreto recorreu à Ouvidoria do Judiciário. No TJ, foi parar nas mãos do desembargador Marcelo Romero, que mandou os autos de volta para a 1ª Vara para que o juiz decidisse sobre as matérias de urgência, como manda o Código de Processo Civil.

Mas o juiz Antônio do Amaral, titular da 1ª Vara de Família, ainda não recebeu o processo de Barreto para resolver as questões de urgência, conforme despacho do desembargador Marcelo. Porque, simplesmente, o processo foi encaminhado para a 1ª Vara, sim, senhor, mas a 1ª Vara de Família de Campina Grande.

Nova reclamação

“Do alto de sua reflexão, Kafka não fez a leitura além de Gregor Samsa (outro personagem kafkiano, esse da novela A Metamorfose) ter acordado como uma barata. Pior é ser tratado judicialmente como um mentecapto… Esse é o meu caso”, disse nesta sexta-feira (19) o professor Francisco Barreto, que enviou ao blog cópia de nova reclamação dirigida à Ouvidoria do TJ, protocolizada ontem à tarde e transcrita na íntegra a partir deste ponto.

Venho por meio desta mensagem manifestar minha profunda indignação com o descaso quanto ao deslindamento de meu processo.

Em fevereiro de 2016, ajuizei ação de exoneração de alimentos com pedido de tutela provisória de urgência em face de meu filho, tendo em vista que este já é plenamente capaz civil e financeiramente.

Com efeito, a ação foi distribuída perante a 4ª Vara de Família, que declinou sua competência para a 1ª Vara de Família. Ocorre que a 1ª Vara de Família também declarou-se incompetente, suscitando o conflito negativo de competência.

Pois bem. Apesar da urgência do caso (alimentos), a ação ficou completamente paralisada na 1ª Vara de Família por muito tempo, tendo as servidoras da Vara informado que não sabiam como proceder com o comando para remeter os autos do processo para o Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba.

Finalmente, após mais de 3 (três) meses e graças ao requerimento endereçado a este diligente Ouvidor, os autos foram remetidos para a instância superior (processo classificado como exceção de incompetência 0803195-10.2016.8.15.0000), tendo o Desembargador Relator Romero Marcelo determinado que o Juízo da 1ª Vara de Família decidisse, em caráter provisório, as matérias de urgência, na forma do art. 955 do CPC.

Inclusive, é curial destacar que existe termo de concordância do meu filho, manifestando sua anuência quanto à retirada dos descontos do meu contracheque.

No entanto, o Juízo da 1ª Vara de Família não pode decidir as questões de urgência do processo porque o sistema do PJe (Processo Judicial Eletrônico) não permite que o Juiz da referida Vara pratique qualquer ato no processo, tendo em vista que os autos se encontram no TJPB e que não é possível a apreciação da matéria e do lastro probatório por intermédio de um ofício enviado pelo Tribunal à 1ª Vara.

O meu prejuízo é de grande porte, pois todo mês é descontado do meu contracheque, de forma completamente indevida, os alimentos e não tenho qualquer perspectiva de ressarcimento, pela natureza de irrepetibilidade que reveste a verba.

Diante de todo o exposto, requeiro a Vossa Excelência a adoção das medidas cabíveis para solução da matéria.

Na UFPB e ao CNJ

O Professor Francisco Barreto tentou resolver o impasse que o prejudica pela via administrativa, mas a UFPB, onde trabalha, depende de ordem da Justiça para efetuar a retirada da pensão do contracheque do requerente.

Barreto revelou que vai aguardar as providências da Ouvidoria do TJ, no sentido de resgatar o processo equivocadamente encaminhado para Campina Grande e, ato contínuo, submeter a matéria à apreciação do juiz da 1ª Vara de Família da Capital. Para que o magistrado decida o que for mais urgente, conforme despacho do desembargador Marcelo.

Mas, na hipótese de a morosidade dominar outra vez a tramitação do seu processo, Barreto admite que outra saída não lhe restará a não ser abrir uma terceira reclamação, dessa vez junto a uma outra Ouvidoria. A Ouvidoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tem poderes para obrigar qualquer órgão do Poder Judiciário brasileiro a fazer o que deve ser feito para fazer valer o direito de qualquer jurisdicionado.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

13 Respostas para Professor enfrenta drama surreal na Justiça da Paraíba

  1. antonio carlos ferreira de melo escreveu:

    Será que esse processo do prof. Barreto não anda porque ele é inimigo do rei da Paraiba, a quem a justiça tem se curvado? Tenho vergonha de ser paraibano

  2. Josenaldo de Medeiros Gomes escreveu:

    Esse Judiciário da Paraíba ainda vive como nos tempos dos Coronéis. Fazem o que querem.

  3. Pedro Guerra escreveu:

    Rubens,
    A Justiça paraibana, realmente, está uma comédia… A começar pela vaidade de alguns que estão gastando horrores para satisfazer os seus egos… Isso para não falar em algumas situações esdrúxulas, onde processos, em face do estado da Paraíba, não têm seu trânsito em julgado respeitado (caso dos 230 servidores do IPEP), sendo curiosamente ressuscitado e postergado numa simbiose com outro processo (o do restante dos servidores do ipep)… Estranha e coincidentemente, tal artimanha atende aos interesses Excelentíssimo senhor Governador, que não tem as suas ordens descumpridas… Apesar de padecendo do vício da preclusão consumativa, o recente despacho de uma juíza substituta enxergou tudo isso, mas, muito provavelmente, o Excelente juiz Dr. Gutemberg, voltando de um tenebroso inverno, chamará o feito a ordem para colocar esse trem novamente nos trilhos…

  4. Dina Pereira de Melo escreveu:

    A diferença literária é que Joseph K. morreu sem saber por que estava sendo processado. Mas a situação do professor Barreto não deixa de ser esdrúxula.

  5. wander silva escreveu:

    Tenho um processo a mais de quinze anos, ja.fiz duas revlamações ao CNJ, mais ainda continua na mssma situação, vou passar a reclamar a cada quinze dias ao CNJ, para ver no que dar.

  6. Francisco Barreto escreveu:

    Rubens para que não ocorra interpretações malévolas de terceiros o meu filho foi absolutamente correto e consciente ao concordar com a exoneração. Portanto o isento de qualquer responsabilidade ou eventual oportunismo. Sempre houve uma perfeita sintonia entre nós. O problema se cinge apenas à esfera judicial. Apenas isto.

  7. Paula Almeida escreveu:

    Absurdo????
    No coments!

  8. Geraldo Barral escreveu:

    Prezado, lamentavelmente NENHUM processo, seja fisico ou eletrônico, tramita na Justiça comum Paraibana! Sobretudo a primeira instância. Está um descalabro. No início da gestão do atual presidente ele deu entrevista na CBN, para Nelma, dizendo que tudo ia bem. Eu liguei durante a entrevista e contestei falando justamente da morosidade excessiva no trâmite de processos. Ele rebateu dizendo que eu estava equivocado e que o caso deveria ser algum a parte. Não. TODOS os meus processos estão de mal a pior. Vou lá e reclamo, os escrivães ou servidores prometem “verificar” e nada. Já é caso intervenção do CNJ. A OAB calada. Um escrivão me diss textualmente: a culpa é da sua OAB que aceita tudo que o TJPB diz e não contesta. Isso em 2015 antes da eleição da nova diretoria da OAB a cujo candidato eu informei sobre esta afirmativa do servidor. E até agora nada. De um modo geral, em todo o Brasil o trâmite está lento. Contudo, aqui está um caos. Os advogados não reclamam, não vão à Corregdoria ou ao CNJ porque têm medo de serem perseguidos pelos juízes e servidores e se calam. E os jurisdicionados, como o douto professor, é que sofrem, ao ponto de riscos de prejuizos ou de até mesmo perecer direitos. Sei que existem excelentes magistrados aqui. Mas as direções precisam tomar iniciativas, pois quem está no comando é que tem a responsabilidade pelo bom funcionamento do órgão. Servidor público, como o próprio nome diz, é para servir ao público e não para envergar armadura de impunidade. O Judiciário tem que dar os melhores exemplos de democracia, prestando bom e eficiente serviço, pois é a tábua de salvação, a última esperança da sociedade pela justiça. Espero que este quadro mude urgentemente, pois este tipo de reclamação poderia se tornar uma avalanche nos gabinetes e no CNJ.

  9. Cristina escreveu:

    Já que o filho não precisa do dinheiro, é simples o filho todo mês devolve o dinheiro ao Pai até que a justiça seja feita.

    • LUIZ G.RODRIGUES escreveu:

      SÓMENTE UMA CORREÇÃO.. ME PARECE QUE O AUTOR DO ROMANCE “O PROCESSO” FRANZ KAFCA É JUDEU-THECO. POSSO ESTÁ EQUIVOCADO, MAS…..

  10. Francisco Barreto escreveu:

    Agradeço e cumprimento a sua competente e freudiana análise. Dizia Dr.Freud ” a minha imagem é a imagem dos outros”. Se não disserem não saberei. A Justiça tem que saber o que o cidadão da esquina pensa dela. A sua transparência é profunda ninguém ver . Agradeço a sua generosa intervenção, e espero uma atitude freudiana dos doutos magistrados

  11. MEDEIROS ADVOCACIA Adv. Ronaldo Medeiros escreveu:

    Infelizmente não é somente este Senhor que enfrenta tal problema. Conheço caso similar muito mais bizarro. No qual, o alimentante mesmo acobertado de razão, mas antes a morosidade da Justiça en analisar os documentos probantes das suas alegações, terminou sendo detido o alimentante. O absurdo no mundo Jurídico, inadmissível por todos operadores do Direito. Imagine por que não é..!!!! Reforma Política, Financeira e Jurídica, no mais breve possível…

  12. Walter escreveu:

    Meu Deus, estou preocupado com o meu Mandado de Segurança.