Barreira: secretária garante que estudo anterior foi aproveitado

daniela 2

Daniela Bandeira, secretária de Planejamento da PMJP (Foto: youtube.com)

Todos os estudos realizados antes da atual gestão sobre a barreira do Cabo Branco foram considerados e aproveitados na elaboração do projeto executivo que a Prefeitura de João Pessoa apresentou ontem (10) no debate realizado no auditório da PBTur, em Tambaú, João Pessoa.

O esclarecimento foi feito ao blog ainda na tarde dessa quarta-feira por Daniela Bandeira, secretária de Planejamento da Prefeitura da Capital, enfocando um dos pontos abordados no evento pela Professora Lígia Tavares, do Departamento de Geociências da UFPB e ex-secretária municipal do Meio Ambiente.

Segundo Daniela, “todos os estudos mencionados pela Professora Lígia foram utilizados na concepção do projeto executivo hoje discutido. Fiz ressalvas sobre a formato jurídico dos mesmo, pois vários não estão assinados, outros não tiveram as respetivas ART’s (anotações de responsabilidade técnica) comprovadas, entre outros vícios”.

A secretária garantiu, no entanto, “que mesmo assim temos a consciência que a produção cientifica deve ser sempre respeitada e aproveitada”. E acrescentou: “Foi o que fizemos e estamos buscando, através do debate constante, agregar conhecimentos com o fim claro de chegarmos ao melhor resultado possível para o tema”.

Eia/Rima e audiência

Lígia Tavares, uma das expositoras do evento, falou antes de Daniela e historiou os estudos feitos em 2011 por uma equipe multidisciplinar da qual faziam parte especialistas de três universidades federais (além da UFPB, a Rural de Pernambuco e a Federal do Ceará).

Do trabalho resultou um Eia/Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) que identificou os principais pontos de erosão da praia do Seixas ao Cabo Branco. Os acadêmicos formataram uma proposta de contenção do avanço do mar, discutida e aprovada em audiência pública na Estação Ciência. Mas todo esse esforço teria sido engavetado ou desconsiderado pela gestão atual.

Para saber mais

Candidato a prefeito participou do debate

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.