João Pessoa recebe projeto inédito de diabetes

(foto: recadosonline.com)

(ilustração: recadosonline.com)

Com foco em educação para profissionais da rede básica de saúde e evento paralelo de diabetes para a população em geral, objetivo é conscientizar todos sobre um problema que atinge mais de 14 milhões de brasileiros atualmente.

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) com o apoio da WDF – World Diabetes Foundation e parceria com a ADJ (Associação de Diabetes Brasil) vai realizar de 16 a 20 deste mês, em João Pessoa, a terceira edição do Projeto Educando Educadores Sem Fronteiras. O objetivo é qualificar os profissionais que lidam com a população da rede básica de saúde para utilizar a educação em diabetes como principal forma de conseguir a adesão ao tratamento e melhoria da qualidade de vida de seus portadores.

O curso em João Pessoa, também dirigido a médicos e profissionais da área de saúde, selecionados a partir de reunião prévia com os representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, será iniciado dia 16 (terça-feira), às 8h, com término no dia 19, às 18h. A carga horária, de 40 horas, será dividida em aulas teóricas e oficinas práticas sobre alimentação, monitorização da glicemia, insulina, antidiabéticos orais, cuidados com os pés e com a cavidade bucal.

O evento será realizado no salão de convenções do Hotel Hardman Praia Hotel (Avenida João Mauricio 1341, Manaíra) e no sábado, 20, os alunos e a equipe do Projeto estarão organizando uma Feira da Saúde, que acontecerá no Shopping Tambiá (Avenida Odon Bezerra, 184, Centro), com entrada gratuita, a partir das 10h.

Na feira, direcionada para a população, serão abordados os sete comportamentos do autocuidado para o diabetes abrangendo vários temas. Haverá também realização de glicemia capilar (ponta de dedo), avaliação do índice de massa corporal (IMC) e orientação alimentar relacionados ao conteúdo do curso, onde as informações e exames serão realizados pelos próprios alunos.

O Projeto Educando Educadores Sem Fronteiras em João Pessoa tem a Coordenação Científica de Claudia Pieper, Coordenação Técnica de Graça Câmara e co-coordenação de Denise Reis Franco. O Projeto tem o apoio do médico João Modesto, delegado da SBD na Paraíba.

(adaptado do texto de Danilo Tovo, da Assessoria de Imprensa da SBD)

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

3 Respostas para João Pessoa recebe projeto inédito de diabetes

  1. Francisco Marto escreveu:

    Ola,
    Gostaria de saber, se existe um bom grupo de apoio ao diabético em Joao Pessoa,
    Pode ser no Centro, ate mesmo em outros bairros proximo ao Centro.
    Agradecendo antecipado.
    Marto