Hotel Globo fecha um dia após reabrir

Hotel Globo: se não cuidar, volta a ser o que era antes de fechar

Hotel Globo: se não cuidar, volta a ser o que era antes de fechar

Interditado desde novembro de 2013, quando foi atingido por um desmoronamento de barreira que comprometeu sua estrutura, o Hotel Globo foi finalmente reaberto ontem (5) pela Prefeitura da Capital. Mas, menos de 24 horas depois, voltou a ficar como sempre esteve nos últimos cinco anos: fechado. Foi assim que o blogueiro encontrou na tarde deste sábado (6) “um dos principais pontos turísticos” do Centro Histórico de João Pessoa.

Hotel Globo: cadeado no portão na tarde de um sábado

Hotel Globo: cadeado no portão na tarde de um sábado

A reabertura do Hotel Globo consumiu cerca de R$ 712 mil e dois anos e sete meses de uma quase interminável e intermitente restauração. Investimento que pode se perder no curto prazo se o governo municipal não tomar providências urgentes para resgatar também a antiga serventia do prédio. Como monumento, museu e ambiente para eventos culturais e artísticos. Lançamento de livros, concertos musicais, exposição de obras de arte, por exemplo.

Pior ainda se a Prefeitura não colocar vigilância nem servidores para tomar conta do Hotel Globo, abandonando-o outra vez à mercê de vândalos, trombadinhas e ladrões que antes do fechamento cumpriam com muita competência e regularidade a missão de roubar, agredir e espantar turistas e nativos. Se a história se repetir, certamente a PMJP contará com a inestimável ajuda do despoliciamento com que o Governo do Estado costuma contemplar o prédio e seus vizinhos do Largo de São Pedro Gonçalves, no Varadouro, bairro central da chamada Cidade Baixa.

Se ninguém cuidar, enfim, o Hotel Globo ligeiro fará companhia à Casa da Pólvora, outro monumento histórico entregue à administração municipal que foi restaurado há mais de um ano e permanece a maior do tempo fechado. Além de largado e vez por outra submetido à depredação ou degradação de quem fica cada vez mais parecido com aqueles que deveriam ter responsabilidade e compromisso com a manutenção e conservação do patrimônio histórico da cidade.

Casa da Pólvora: também fechada e abandonada nos finais de semana

Casa da Pólvora: também fechada e abandonada nos finais de semana

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

4 Respostas para Hotel Globo fecha um dia após reabrir

  1. José Agripino Maia escreveu:

    As intervenções feitas em monumentos do município, pela Administração Gambiarra, sempre têm um segundo tempo ou prorrogação decepcionantes.

  2. Inácio Nóbrega escreveu:

    Esse turismo de João Pessoa é como a cantiga da perua, ou seja, de pior a pior.

  3. Marcelo Sant'Ana escreveu:

    Prezado Rubens,
    Gostaria de contribuir com o assunto te passando algumas informações relevantes. Primeiramente, é bom explicar que o Hotel globo pertence ao Estado da Paraíba. Isto mesmo, ao Estado.
    E agora se você perguntar por que a Prefeitura fez a obra eu só tenho a dizer: se o Estado não faz, a Prefeitura foi lá e fez.
    Nos idos de 2014 foi entabulado um termo de cessão em que a Prefeitura, ao observar a inércia contumaz do Governador, assumiu para si a responsabilidade por restaurar e gerir o valioso Hotel Globo.
    A justificativa para a avocação de tal responsabilidade pela edilidade municipal é simples. Ao redor, a Prefeitura já havia restaurado a Casa da Pólvora, bem como tem planos de restaurar o Conventinho (prédio da Diocese), a Superintendência da Alfândega, a antiga Alfândega e a Fábrica de Gelo. Isso faz parte de um macroplano da PMJP de valorização do Centro Histórico, que envolve importantes intervenções, tais como a que ocorreu na Praça da Independência, Praça 1817, Praça da Pedra, Praça João Pessoa, Galeria Augusto dos Anjos, Escadaria Gabriel Malagrida, Casarões da Rua João Suassuna e, evidentemente, a própria Nova Lagoa.
    No que atine à gestão do prédio do Hotel Globo, quanto a isso eu fico tranquilo, pois tal mister está sob a incumbência do incontestável Rui Leitão, homem letrado e de história, que tem família sabidamente atrelada a tudo aquilo que há de melhor na nossa cultura.
    Para não ser totalmente do contra, tenho que concordar com você no que alude à questão da segurança. Trombadinhas, ladrões e drogados podem, infelizmente, utilizarem-se indevidamente do local para praticar atos delituosos. Sobre isso, conclamo o Governo do Estado para fazer sua parte uma vez na vida e nos guarnecer com segurança pública.
    Ou será que o Governador vai dizer que a segurança pública do local é papel do artistas, assim como diz que a segurança pública dos bancos é papel dos banqueiros?!?!

  4. Newton Mota escreveu:

    Rubão, duvido que o Ente Municipal tenha um projeto turístico, que estimule e fomente, integrando a rede hoteleira, a visitação dos pontos turísticos. A miopia é tão evidente, que não permite ao Ente Público Municipal enxergar, que isso fomenta a criação de empregos, estimula o artesanato local, gera empregos. O turismo aqui resume-se a ocupação de hotéis – praias – hotéis. Só ! Porque não criar e estruturar uma feira de artesanato permanente nesses locais( Casa da Pólvora), hotel o globo, ou seja fomentar a visitação dos turistas nesses locais !? Gastamos quanto para restaurar o hotel Globo? Então, mantê-lo fechado prá que e porque ? É um absurdo !
    Não está na hora de se criar um espaço para se fomentar(exposições) as artes plásticas e o artesanato, no parque Solon de Lucena ? Falta vontade política. Então, falta TUDO ! Anote, não iremos muito longe, e os bares começarão a reclamar pela ausência das pessoas, que significa consumo.