Assalto ao Hiper: e agora, de quem é a culpa?

ricardo coutinho falando

Ricardo cria expectativa: o que dirá do assalto ao Hiper? (Foto: Facebook/Ricardo Coutinho)

O HiperBompreço de João Pessoa sofreu ontem à noite o seu terceiro assalto em pouco mais de um ano. Dessa vez, mais de dez homens teriam participado do roubo, que começou às 22h dessa quinta-feira (28) e acabou por volta das quatro da madrugada de hoje. Durante todo esse tempo, enquanto saqueavam o supermercado e quebravam todo o sistema de vigilância eletrônica, os bandidos fizeram reféns mais de 30 funcionários da loja. A ação foi facilitada, segundo as primeiras informações, porque os assaltantes aproveitaram-se do momento em que os vigilantes trocavam de turno.

Em 17 de julho do ano passado, também uma sexta-feira, o mesmo estabelecimento foi assaltado por dois homens armados. Eles chegaram no início da noite, de cara limpa, renderam o único segurança que se encontrava dentro da loja e roubaram o apurado de pelo menos quatro caixas. O segundo assalto aconteceu no dia 3 de novembro de 2015. O crime foi praticado por quatro homens armados, mas apenas um caixa teria sido atacado pelos bandidos.

Depois de mais esse assalto a um grande empreendimento comercial no bairro do Bessa, agora a expectativa dos aterrorizados cidadãos e cidadãs residentes em João Pessoa e região metropolitana é saber o que Ricardo Coutinho tem ou teria a dizer. No começo da semana, ao comentar o espetacularizado assalto aos postos bancários do Bessa Shopping, ocorrido na madrugada do sábado passado (23), o governador do Estado botou a culpa nos bancos pela série de arrombamentos e explosões de agências e caixas eletrônicos em todo o território paraibano.

Cartesianamente, bem ao seu estilo, o homem afirmou que quem tem que proteger dinheiro de banco é o banco. Não explicou, óbvio, quem tem a responsabilidade de prover segurança para o cidadão que é cliente de banco e para ir ao banco tem necessariamente que passar por ruas, avenidas e calçadas que também estão no roteiro dos bandidos. Bandidos como aqueles que explodiram os postos de autoatendimento do shopping e ficaram tão à vontade para agir que por cerca de 40 minutos puderam montar barricadas, interditar vias de acesso ao local e fazer reféns pelo menos 12 pessoas que tiveram o azar de transitar por ali naquela madrugada.

Tudo isso sem contar os tiros disparados contra quem não obedeceu à ordem dos ladrões para parar na blitz que eles montaram em frente ao shopping. Pelo menos um motorista optou por fugir dos ladrões que ‘tocaram o terror’ no Bessa há uma semana. Por essas e tantas outras, muita gente boa e decente da cidade e do resto do Estado está hiper curiosa para saber o que vai falar Sua Majestade. Será que ele vai botar a culpa no supermercado? Façam suas apostas, que essa é uma barbada.

 

38 Comente Assalto ao Hiper: e agora, de quem é a culpa?

  1. antonio carlos ferreira de melo Disse:

    Isso tudo é o resultado de um governo que prometeu resolver em seis meses o problema da segurança no estado. So conseguiu foi piorar a insegurança.Um verdadeiro desastre.

  2. Antonio Radical Disse:

    Bem, seguindo a lógica ricardista, os donos de supermercados deverão todos os dias, ao final do expediente, recolher todas as mercadorias e, antes de abrir no dia seguinte, recolocá-las nas prateleiras.

  3. João Sousa Disse:

    Ontem na novela Velho Chico a professora perguntou ao povo : Vocês sabem por que os governantes gostam tanto de fazer obras , estradas , viadutos , centros de convenções , estações ciências , trevos , grandes obras mesmo que elefantescas ? Todas elas tem grandes construtoras por trás e grandes acordos feitos por debaixo dos panos … De preferência próximo de campanhas eleitorais , quando mais precisam de doações de campanha ( a famosa caixinha ) .
    Professora de Velho Chico dando aula de cidadania .

  4. Orlando R. T. Veiga Disse:

    O governador não é majestade, pois foi eleito pelo voto da maioria dos paraibanos. Quanto a explosões de caixas eletrônicos concordo com o governador, quem deve prover segurança aos terminais é o banco, coisa que não é feita, uma vez que o mais importante para o banco está segurado, que é o dinheiro. Se o jornalista se der ao trabalho de pesquisar sobre explosões de caixas eletrônicos no Brasil nos últimos anos, vai observar que isso está alastrado feito Aedes aegypti e crack por todo território nacional. A Paraíba, infelizmente, segue o mesmo curso, até porque faz parte do Brasil, e não está entre os estados com maior número de ocorrências nesse ano. Percebo que o jornalista, até porque acompanho o seu blog, agora mudou um pouco o seu discurso quanto a questão das explosões de caixas eletrônicos, colocando-se menos atrelado a questão da segurança dos caixas eletrônicos. Acredito que tenha concluído que essa segurança é obrigação dos bancos e não do poder público. Quanto ao assalto no Hiper nada posso comentar, até porque tenho que colher mais informações acerca do ocorrido.

    • Israel Disse:

      Mesmo assim, diante tudo isso, a culpa também não estar só em quem administra um município, um estado ou mesmo o país.
      Temos aí um código penal arcaico, ultrapassado, caduco.
      Os que fazem ou formulam as leis não estão nem aí com tudo isso.
      Ninguém quer adotar um bandido, no entanto, quando a polícia prende, os mesmos são soltos pelas mesmas leis que os beneficiam e voltam a cometerem os mesmos crimes ou pior que antes.
      Os tão famosos “direitos humanos “, estão aí só pra defender bandidos. E as famílias de quem perdeu a vida nas mãos de pessoas cruéis, como são vista? A polícia convive lado a lado com quem prendeu porque a impunidade prevalece. Menores, homezarrões de 15,16, 17 anos , roubam, matam, praticamente tudo quanto de mau e não sabem o que fazem, e no entanto, hoje eles podem definir o destino de um país (BRASIL ).
      A polícia é só mais uma vítima da sociedade, onde muitas das vezes são vista com olhos de rejeição porque fez prisões sem usarem flores para contê-los.
      Até hoje não foi fabricado armas onde as munições sejam pétalas de fores.
      Fica aqui o meu abraço e a minha indignação diante de tudo. Não citei nome de ninguém, foi só um desabafo.

    • Luiz Ricardo Disse:

      Concordo! Esse governador não foi, é, nem será majestade jamais!

    • José Disse:

      Mais um babão que teima em negar a insegurança que vivemos

    • Luiz Disse:

      E é da civil para estar colhendo informações sobre o assalto? Na cidade onde moro tinha 5 policiais, um delegado é um escrivão. E hoje? Apenas 2 policiais. Nossa segurança está estrague literalmente as baratas e o governador nem aí. Claro, com um efetivo de mais de 100 homens a sua disposição não vai se preocupar com os bandidos soltos por aí. Lembrando ao cidadão que os bancos e as empresas contribuem e bem com impostos.

    • Vc sabe o que ter tua família nas mãos de assaltante, o seu direito de ir e vi ser molestado , mandar se cala Diante de um fuzil e vc não pode fazer nada , ter tua filha traumatiza, estou falando da explosão no nessa, deixa de hipocrisia rapaz , vá tirar a frauda desse discurso partidário, insensível ,desumano e vazio ,que é o mesmo do boas governador , que realmente precisa resolver a questão da segurança dos paraibanos , não estou falando de Explosao , esta é uma das inúmeras doenças que precisam de solução no nosso Estado.

  5. jose alenio Disse:

    Cassio nao comprou uma baladeira mas dava conta do recado. Ricardo arrotou um helicóptero que so serve pra voos panorâmicos de propaganda.

  6. silvio Disse:

    SOBRE O PLANO DE SEGURANÇA DO GOVERNADOR RICARDO COUTINHO.
    PLANO DE SEGURANÇA DE VERDADE , É POR MAIS POLICIAIS NAS RUAS. SERÁ QUE O CIDADÃO PREFERI UMA CÂMERA AO INVÉS DE DOIS SOLDADOS POLICIANDO SUA RUA?
    SOMOS 369 POLICIAIS MILITARES LICENCIADOS A PEDIDO QUERENDO RETORNAR AS ATIVIDADES E O SR GOV. RC NÃO NOS CONVOCA. ESTAMOS AMPARADO PELA EMENDA CONSTITUCIONAL 37 VOTADA E APROVADA PELA ALPB, COMO TB APROVADO ORÇAMENTO NA LOA 2015 E CANTADO EM BOLETIM INTERNO DO COMANDO GERAL DA PM PB.
    COM UMA SIMPLES RECICLAGEM DE 15 DIAS ESTAREMOS PRONTOS PARA REFORÇAR O POLICIAMENTO OSTENSIVO NA NOSSA PARAÍBA. CIDADES DO INTERIOR SENDO SAQUEADAS, ASSALTADAS, AS MESMAS TEM NO MAXIMO 4 POLICIAIS 2 FOLGAM E 2 TRABALHAM, COMO QUE VAI DA SEGURANÇA.
    TEMOS NA PARAÍBA MENOS DE 9000 POLICIAIS DE EFETIVO, QUANDO O QUADRO SERIA DE 19.000. TODOS OS DIAS VEMOS CRIMES BÁRBAROS , ATÉ A FAZENDA DO PRÓPRIO GOVERNADOR FOI ASSALTADA.
    NOBRE JORNALISTA AGRADEÇO ESTE ESPAÇO.
    GRATO
    SILVIO A DA SILVA
    PML.

  7. silvio Disse:

    O GOVERNO DISPOE DE CERCA DE 400 POLICIAIS LICENCIADOS EM SITUAÇAO AFASTADOS PARA IMEDIATO REFORÇO AO QUADRO. VALE SALIENTAR QUE TODOS ESSES HOMENS E MULHERES FORAM CCONCURSADOS E FIZERAM O CURSO DE FORMAÇAO DE SOLDADO EM SEUS RESPECTIVOS BATALHOES. UMA RAPIDA RECICLAGEM DE 15 DIAS NO C.E. PMPB E ESTARIAM PRONTOS PARA AS RUAS.INCLUSIVE ESTAMOS ACOBERTADO PELA EMENDA CONSTITUCIONAL 37 VOTADA E APROVADA NA ALPB.
    ATÉ HOJE NÃO SABEMOS O MOTIVO DESTA NÃO CONVOCAÇÃO POR PARTE DO CEL. EULLER E DO SENHOR GOVERNADOR.
    Fomos incluido na LOA DO ANO PASSADO E O COMANDANTE CEL. ELLER NAO NOS CONVOCOU. ESSA MESMA LISTA DE 400 FOI O PRÓPIO CEL. EULLER QUE ENVIOU PARA ALPB.
    TODOS SABEMOS QUE A SEGURANÇA DE TODA PARAÍBA TA COMPROMETIDA, TENDO EM VISTA OS ALTOS INDICES DE OCORRÈNCIAS E CRIMINALIDADE.
    QRA SD SILVIO POLICIAL MILITAR LICENCIADO.

  8. Daniel Disse:

    Eu até estava lendo com atenção o texto e concordando, mas quando o colunista escreveu SUA MAJESTADE, aí vi que não passou de um texto preconceituoso e de opinião pessoal. Achava que ainda existisse jornalismo mais sério. Como sempre, mais um com seus interesses pessoais. Uma pena.

  9. silvio Disse:

    O GOVERNO DISPOE DE CERCA DE 400 POLICIAIS LICENCIADOS EM SITUAÇAO AFASTADOS PARA IMEDIATO REFORÇO AO QUADRO. VALE SALIENTAR QUE TODOS ESSES HOMENS E MULHERES FORAM CCONCURSADOS E FIZERAM O CURSO DE FORMAÇAO DE SOLDADO EM SEUS RESPECTIVOS BATALHOES. UMA RAPIDA RECICLAGEM DE 15 DIAS NO C.E. PMPB E ESTARIAM PRONTOS PARA AS RUAS.INCLUSIVE ESTAMOS ACOBERTADO PELA EMENDA CONSTITUCIONAL 37 VOTADA E APROVADA NA ALPB.
    ATÉ HOJE NÃO SABEMOS O MOTIVO DESTA NÃO CONVOCAÇÃO POR PARTE DO CEL. EULLER E DO SENHOR GOVERNADOR.
    Fomos incluido na LOA DO ANO PASSADO E O COMANDANTE CEL. ELLER NAO NOS CONVOCOU. ESSA MESMA LISTA DE 400 FOI O PRÓPIO CEL. EULLER QUE ENVIOU PARA ALPB.
    TODOS SABEMOS QUE A SEGURANÇA DE TODA PARAÍBA TA COMPROMETIDA, TENDO EM VISTA OS ALTOS INDICES DE OCORRÈNCIAS E CRIMINALIDADE.
    QRA SD POLICIAL MILITAR LICENCIADO.

  10. José F de Lucena Filho Disse:

    Ele agora vai dizer que o BOMPRECO teria que ter uma guarita com detectores de metais e os clientes usar colete à prova de bala.

  11. Edna souza Disse:

    E uma vergonha certos discursos que ouvimos daquele que tem obrigação de cuidar da sociedade, sempre a culpa e de alguém ou a responsabilidade mesmo dos poderes excultivo , legislativo ,que República Democrata que vivemos , que preocupação ficou imaginando meus filhos vivendo no país de bandido de colarinho branco ,que vergonha me dar não de ser Brasileira por ano meu país, mas que vergonha de viver no país sem lei, lei que só servi no papel para se ler e esquecer….

  12. Laelson Disse:

    Como se o problema da segurança fosse somente aqui na Paraiba. Pelo amor de Deus, isso é um problema nacional, que deve ser atentamente observado pelos políticos de Brasília, a exemplo disso é o Rio de Janeiro, que está sofrendo em tentar manter a segurança em seu Estado.

  13. Andreia Disse:

    Em primeiro lugar o estado deve e tem a obrigação de dar Segurança, Saúde e Educação, sabemos que em muitos casos os próprios supermercados devem ter tb sua própria segurança, não só para seu patrimônio como tb aos clientes, vale salientar que mesmo que um Hiper mercado como o walmart coloque seguranças os mesmos não podem atirar ou segurar ou agredir qualquer pessoa que se diga suspeito, nem mesmo o bandido que esta roubando, existe uma lei que proíbe, alem é claro dos Direitos Humanos que protegem qualquer um, estamos num País sem Lei,onde se faz o que quer e não acontece nada, se isso acontecesse em outro País existiria com certeza a Lei para punir, no Brasil existe PROTEÇÃO PARA QUEM ROUBA…..

  14. suely farias Disse:

    No minímo essas pessoas que ainda defendem esse desgoverno nunca foram rendidas por algum bandido,quero vê se passar por essa situação,se vai manter esse ponto de vista.

  15. Sílvio R. Calaço Disse:

    Só uma perguntar ao que por enquanto responde pelo governo do estado: se os impostos pagos pelos empresários aos cofres do estado não servem para receberem segurança em troca, para que servem?

  16. João Helder Disse:

    Perfeito o comentário do nobre Rubens. Infelizmente hoje a segurança do nosso estado está as poeiras. Marginais pintam e bordam, andam livremente armados sabendo que não serão pegos. Polícia sem atuar contra esses bandidos a mando dos próprios comandantes de cada batalhão, estes mandados por vossa majestade Rei da Paraíba, o Ricardo Coutinho. É uma pena pois uma instituição que era tão respeitada como a PMPB, está perdendo cada vez mais o prestigio da população.

  17. Pedro j Disse:

    Infelizmente o Dr. Ricardo só encontra tempo esses dias para as eleições . Ele está mais interessado em quem vai concorrer a prefeitura de João Pessoa! O resto vai muito bem obrigado!

  18. JOÃO BOSCO Disse:

    Por tudo isso que estamos vendo, a única saída para este país será uma imediata INTERVENÇÃO MILITAR

  19. Martins Disse:

    Da pra observar que o governador está sempre muito bem protegido pela polícia militar nas suas entrevistas, onde está o helicóptero que foi adquirido por alguns milhares de reais para fazer a segurança? Máquina blindada, será que tem piloto, ele estava dormindo? Tem gasolina? Em outros países, isso se vê até em filmes essas máquinas são usadas nessa hora.

  20. Rony Santos Disse:

    O senhor governador realmente esquece de que o povo vai ao banco, passa por ruas que levam ao banco e que o servidor recebe o salário “cortado” no banco, como você bem falou. Então, antes do banco proteger o dinheiro, o papel do sr. governador é dar segurança para a população. Seja voz sempre, jornalista Nóbrega..

  21. Jerónimo lima Disse:

    CARA AS LEIS sO VAI MUDAR UM DIA EM NOSSO BENEFICIO .’NOIS CIDADÃOS DE BEM’ QUANDO OS BANDIDOS COMEÇAREM A MATAR FILHOS MÃE MÃE E PAI DE POLÍTICOS…OU SEJA DE DEPUTADOS, JUIZES,e A SENADORES ..QUANDO ELES SENTIREM NA PELE O Q AGENTE SENTE AI VAI EZISTIR A POSSIBILIDADE DE ELES MUDAREM AS LEIS PARA MAIS SEVERAS CONTRA BANDIDOS….

  22. Ivanice Martins Disse:

    A globo, com a novela O velho Chico, mostra a realidade do sistema que estamos inserido. Como também cobra do povo a participar, cobrar, lutar para deixar de ser escravo do “coronelismo”. Dou meus parabéns por uma obra tão esclarecedora e atual. Mesmo parecendo ser um cenário tão atrasado, devido a pobreza ( escravos do sistema). Poucos conseguem ver e entender as importantes críticas que a novela faz a esses nossos, infelizmente nossos, representantes ( vereadores, prefeitos, governadores, deputadoa estaduais, presidente, deputados federais e senadores).

  23. Leandro Disse:

    Que assalto é esse que começa 22h e só termina 4h da manhã ,nem aqui no rio acontece um assalto assim , aí eu pergunto durante esse tempo todo de assalto ,quase 6h , não chegou policiamento? , tá de sacanagem , uma cidade como João pessoa que não é uma cidade grande como o rio e são Paulo é bem mais fácil combater a violência , não se faz nada porque não quer ,porque tem um governo incompetente .

  24. Landoaldo Coelho Disse:

    O que acho irônico é que fazem toda essa pirotecnia em torno dos jogos olímpicos, vendem para o mundo a idéia de que estamos preparados para o enfrentamento da violência, para o combate ao terrorismo, e na falta destes o Brasil até inventa os seus, quando na verdade não conseguimos ao menos combater a vigilância que acontece alí na esquina. Acredito que isso só vai mudar quando essa mesma violência de que falamos adentrar os palácios, os luxuosos condomínios e atingirem também os intocáveis herdeiros dos tronos dos mais variados setores econômicos de nossa sociedade, quando o sangue que escorre entre os dados dos bandidos passar a ser azul aí sim encontrarão solução ou então o caos definitivo.

  25. DANILO BERTINO NOBREGA Disse:

    TEM ALGO ERRADO POR TRAZ DISSO, COMO PODE UM ESTADO COM O MAIS ALTO ÍNDICE DE CRIMINALIDADE, E ESTE GOVERNADOR NÃO TOCA NO NOME DO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA PARTICULAR, QUE SÓ SERVE PARA BALANÇAR A CABEÇA, E DÁ DESCULPAS ESFARRAPADAS A POPULAÇÃO, OU FAZER PRESSÃO NA EX-ESPOSA DESTE APRENDIZ DE DITADOR.

  26. Sérgio Murilo Disse:

    A segurança dos caixas eletrônicos é obrigação dos bancos, e das vias públicas (ruas e calçadas) é do poder público.

  27. rfm Disse:

    O Governador , é um grande MENTIROSO , EMBROMADOR , ENRROLÃO DE IDIOTAS , ETC……………………………………………..

  28. keka Disse:

    Sr. Governador , traga pessoas mais expressivas para nossa Segurança :
    dr.Walber Virgulino, comandante Souza Neto, entre outros.
    E desenrola sr. Carritel!

  29. Eduardo Disse:

    Acabou ter outro. Minha mãe estava la…

Comente

Não publicamos ofensas pessoais. O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *