‘Sincericídio’ pode derrubar comandante da PM

euller

Euller, comandante-geral da PM (Foto: G1 Paraíba)

Desde cedo da manhã de hoje (25), poucos apostam uma pataca furada na permanência do coronel Euller Chaves no Comando Geral da Polícia Militar da Paraíba. Sua demissão era dada como certa por um bom número de radialistas, jornalistas e assessores governamentais que se dedicam a encher a bola da ‘segurança’ que a gestão Ricardo Coutinho proporciona aos paraibanos.

A maioria da tropa de mídia do governador acredita que ele não perdoará o ‘sincericídio’ cometido pelo comandante-geral da PM em programas matinais de rádio da Capital. Tudo porque o coronel Euller confirmou em entrevistas às FMs Arapuan e Correio que policiais de plantão na madrugada do sábado (23) em João Pessoa receberam ordens para não enfrentar os terroristas que explodiram caixas eletrônicos no Bessa Shopping.

O assalto aos postos de auto-atendimento durou cerca de 40 minutos e foi filmado por moradores de prédios vizinhos. Durante a ação, os bandidos interditaram ruas, fizeram reféns e atiraram contra motoristas que deram marcha-a-ré ao se aproximaram do local. Apesar de toda a movimentação e do tempo que durou, e apesar das chamadas para o 190 notificando a ‘ocorrência’, nem nas proximidades do shopping encostou uma viatura policial sequer.

As declarações do coronel Euller não deixam dúvidas. Ele reconheceu que o efetivo disponível naquele momento não tinha condições de enfrentar a quadrilha de assaltantes. Admitiu, inclusive, que o armamento da PM era inferior àquele usado pelo bando, mas disse que um confronto colocaria em risco a vida de terceiros (referindo-se aos reféns) e a dos próprios policiais.

O comandante-geral lembrou que de modo algum o recuo da PM significa que a corporação ou a força pública como um todo está “se entregando”, rendendo-se à bandidagem. Na sua avaliação, a ordem dada aos policiais para que aguardassem o desfecho do assalto foi, além de prudente, um ato de responsabilidade para com as vidas humanas em perigo.

Particularmente, este blogueiro não acredita que Ricardo Coutinho demita Euller Chaves, que se encontra no cargo de Comandante-Geral da PM desde 2011, ano de estreia do ricardismo no poder estadual. Além disso, o coronel é homem da estrita confiança do governador e possui ascendência real sobre seus comandados. É mais fácil o governo tentar reverter o impacto da sinceridade chavista na opinião pública. Para tanto, basta dar outra ordem de recuo. Desta vez, aos seus comandados da imprensa.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

37 Respostas para ‘Sincericídio’ pode derrubar comandante da PM

  1. paulo escreveu:

    O deficit da pmpb ta mais de 10,000
    e tem aproximadamente 5,000 homens e mulheres aprovados no concurso atual.
    falta atitude no governador pra convocar esses habilitados pra melhorarem a segurança no estado.

  2. Cláudio Pio de Sales Chaves escreveu:

    Certíssimo o comandante geral da PM: polícia boa é polícia de inteligência, que faz a incursão certa, na hora certa e não a que causa confrontos com morte de inocentes;

    o problema não é de armamento maior ou menor, mas de prudência, equilíbrio;

    nem o governador, nem o comandante geral da PM são culpados pelo que esta aí: a violência decorre da desigualdade social, é estrutural e ocorre em todo o Brasil; quem culpa os dois, não tem noção da realidade desse país, onde há um um desvio psicosocial de que autoridade faz milagres;

    será que o governador e o comandante não deixariam a criminalidade zero, se pudessem? eu desafio qualquer um ir para o governo e tornar a violência em níveis escandinavos; se algum governador conseguir fizer isso, eu votarei nele quando da reeleição;

    a alguns incultos que comentam sem saber o que estão dizendo, deixo um recado: o governador e comandante não são dirigentes da Dinamarca, mas no Brasil; desculpem a expressão, mas o buraco é mais embaixo;

  3. Catherine escreveu:

    O que temos que cobrar do governador é uma posição em relação a contratação de mais policiais.Minha gente,na pb tem um déficit de 9000 policiais e esse governador continua com essa história de “ta tudo sob controle”.Faca-me o favor!!

  4. Athila da Silveira Limeira escreveu:

    O Comandante Coronel Euller, era para ser o Secretário de Segurança, competente, e inteligênte, RC não é bobo! Com tudo, o fato deve recair a intelgência da Secretaria de Segurança, cadê os cara? Pra desarticular a quadrilha? Falar da Militar é mais facil. Coronel Euller Chaves, comandante bom e justo.

  5. Heráclito Bezerra escreveu:

    Parabéns! Comandante o sr na sua entrevista Me convenceu que foi à melhor maneira de não ouver confronto p não ceifadas vidas humanas decisão acertada.

  6. Francisco CBF escreveu:

    É simples, não va votar, fique em casa e logo no primeiro dia útil vamos todos formar filas nos cartórios eleitorais para justificar existe meio melhor e simples de darmos uma resposta a esses Políticos corruptos?

  7. Cláudio Marinho escreveu:

    Vamos esperar pelas investigações da PF. Nela residem as respostas que queremos, e consequentemente as prisões dos infratores da lei.

  8. EDMILSON ABDIAS DOMÍNIO escreveu:

    CONHEÇO A INTEGRIDADE MORAL E A GRANDE CAPACIDADE TÁTICA DO CEL. EULLER CHAVES. POLICIAL ESTRUTURADO PARA COMANDAR O ENFRENTAMENTO A QUALQUER BANDO QUE VENHAM PERTURBAR A ORDEM E A PAZ SOCIAL. PORÉM O NOSSO GOVERNADOR NÃO GOZA DOS MESMO ATRIBUTOS DO COMANDANTE GERAL DA PM. SOU ADEPTO DO HOMEM DE BEM QUE SE DESDOBRA SOBRE OS VALORES INTELECTO-MORAIS PARA FALAR A VERDADE. PARABÉNS CORONEL ! SE NA PARAÍBA O SENHOR TINHA ADMIRADORES, AGORA TEM FÃS, EU SOU UM DELES.

  9. Newton Mota escreveu:

    Caro Rubens, o Homem mais bem guardado deste Estado é o Imperador. Somente prá fazer a comida dele, lá estão mais de 200(duzentas) pessoas. O que mais me incomoda é o silêncio da sociedade civil organizada, ante a grave situação dos nossos heróis militares da PM. São mal armados. Recebem salários de fome. Um efetivo que não treina tiro. Em sua grande maioria o efetivo é doente(diabéticos e hipertensos). Uma jornada de trabalho absurdamente desumana. Agora a PM midiática do império não perde nem para polícia israelense( a mais aparelhada e preparada do Mundo). Cadê o helicóptero mais caro do Mundo !!!???
    Rubens, pense numa estratégia “eficiente”: Deixar a população nas mãos dos bandidos(reféns) e aguardar que tudo se consuma, para depois a Polícia chegar… é muito peso amigo !

  10. Paulo escreveu:

    O comande está coberto de razão. Se tivesse mandado seus homens, certamente teria alguma baixa. Os q se sentem prejudicados com a explosão dos caixas q vá se queixar diretamente com o governador. Os pobres dos subalternos acabam sendo a bucha de canhão do excelentíssimo Sr governador

  11. Brasil escreveu:

    Época de eleições= época de assaltos à bancos para financiamento de campanha.
    Tá aí a resposta pra tanta polêmica!!

  12. Maria Bernadete Oliveira escreveu:

    O comandante está coberto de razão, ele tem é que falar a verdade mesmo p/que a população fique ciente do que está acontecendo nos bastidores, dou razão os policiais não vão enfrentar bandidos armados até os dentes com armas de grosso calibre e eles pobres coitados com coletes vencidos, revolveres antigos que não disparam, porque tem morrido tanto policial em ação hoje em dia, é porque são bem equipados? São bem treinados? Já estamos no mato sem cachorro e ainda vem essas olimpíadas p levar parte do nosso efetivo, o bom seria é que as pessoas se conscientizasse de que os nossos políticos estão precisando de uma grande lição, votemos nulo nas próximas.

  13. Hes escreveu:

    Não se pode fazer nada, quem tem um governador igual a este, tem que ficar em casa trancado. Os bandidos tem aval para fazerem o que quiser, quando quiser e com quem quiser. Pode apostar que os baboes do governador estão apoiando os atos criminosos.

  14. Paulo Roberto escreveu:

    Precisamos lembrar que os caixas eletrônicos pertencem a bancos privados, a quem cabe manter a segurança e integridade dos mesmos. Entendo que não é papel do Estado guardar caixas eletrônicos…

  15. Daniel Rodrigues Agente Federal-PB escreveu:

    Vocês combatem p… nenhuma… A única prisão é de ladrões de Galinhas! Cadê que vocês tiveram a coragem e brabeza de enfrentar o fuzil, a metralhadora?

  16. Paulo Moura escreveu:

    É uma das maiores vergonha que vejo ser admitida por um Comandante. Sem mais nenhum comentário. Pois seria só perder tempo. Uma vez que já fiz parte da Instituição irmã E no tempo não tínhamos nem o efetivo e nem o armamento atual. Mas partiamos pra cima com tudo! Vergonha. Somente vergonha!

  17. Everaldo escreveu:

    Isso mostra a incompetência deste que fazem a segurança e governam nosso estado, isto é uma vergonha, como oficial da PM tenho vergonha dessa atitude.

  18. Concordo com o Cel Euller, Vai Mandar Policiais direto pra Morte e Ainda Colocar a Vida de Reféns em Jogo??? AGORA;;;;; DIFÍCIL É ENTENDER PORQUE NÃO FIZERAM UMA TOCAIA ALÉM, LOCAL DO ACONTECIDO. O CEL NÃO TEM CULPA SE O GOVERNADOR RC NÃO FAZ CONCURSOS…………….. O COMANDANTE VAI FAZER POLICIAIS DE BARRO PRA COLOCAR NA RUA?? FICA DIFÍCIL!!

    • shampa escreveu:

      O governador nao ta chamando nem os que estão aptos para o curso de formação que dirá fazer concurso.

  19. gerinho escreveu:

    Governador não adianta ficar dizendo, mostrando estatísticas que a paraíba está reduzindo o índice de criminalidade. Você acha que somos idiota é? Enquanto você fala, nós sentimos na pele que não são coeso essas estatísticas.
    Agora tenho certeza que você vai pedir meu voto no futuro e pode ter certeza eu vou ser irônico tanto o quanto o senhor é.
    Palhaçada.
    Absurdo.

  20. Aldenor escreveu:

    Defender e valorizar o policial militar não vejo nenhum. O PM com salário de miséria, que mal dá pagas as contas; além de ficar a mercê da justiça, mesmo agindo em estrito cumprimento do dever legal. Que as agências tomem de conta de seu patrimônio, colocando segurança particular. Esses caixas têm seguro. Policial militar sequer receber risco de vida. Eu não vou nessas ocorrências, tenho família que depende de mim. Sociedade hipócrita que não merece nosso sangue. Que estourem todos caixas e agências que eu não estou nem aí.
    O coronel euller está certíssimo. Não é para nenhuma guarnição ir nessas ocorrências.

  21. Sergivaldo Costa escreveu:

    Enquanto isso, as blitzs de trânsito estão cada vez mais frequentes, multando o cidadão comum, desarmado e cada vez mais explorado.

  22. Auricio Silva Pereira escreveu:

    O quê a imprenssa e a sociedade estaria falando se: tivesse ocorrido o confronto entre PMs e bandidos e no meio deste pessoas que ali se encontravam como reféns?
    Políciais comprometidos com a vida de terceiros não agem por impulso e sim com prudência, os criminosos em caso de um confronto de imediato usariam os reféns como barreiras para fugarem, não iriam se preoculpar em atirar nos políciais e muito menos nos reféns e/ou moradores das proximidades, a PMPB esta sim de parabéns por ter tomado esta decisão de não ir para o confronto, e com relação ao policiamento preventivo ai sim temos que cobrar um aumento no efetivo, compra de epi, epc, armamento adequado para enfrentamento a esta modalidade de crime, vtrs apropriadas para um melhor policiamento, como também blindagem das mesmas, treinamento para os polícias e uma tentativa por parte do gov do estado um aumento na remuneração. No mais parabenizo a atitude do cmte geral da PMPB, que decidiu pelas vidas que ali estavam em jogo, tanto dos cidadãos como dos pms.

  23. POPULAÇÃO INDIGNADA escreveu:

    Mais de 150 policiais militares deixaram o combate a criminalidade no estado da Paraíba para garantir a segurança jdos jogos olímpicos e paralímpicos, ficarão julho, agosto e setembro.

    Principalmente policiais militares das tropas especializadas como o Batalhão de Operações Especiais – BOPE.

    Enquanto a rádio patrulha fica com efetivo deficitário, até a Agência de Inteligência da Polícia Militar foi contingenciad, O Chefe Major Fabian Borba e o Subchefe Major Labis Monteiro foram destacados, ficando as atividades de Inteligência paralisadas.

    O governador tem cobrado mais presença do efetivo nas ruas, O Comando Geral está na contramão, Foram também destacados diversos outros agentes de Inteligência da PM, Desfalcando o efetivo e cobrando do Governador contratações.

  24. Antônio Morais escreveu:

    Acho que o comandante tem razão não Têm como lidar contra bandidos bem equipados e ainda os direitos humanos de um policial ou pai de família nada um bandido tá lascado mais o bandido esse sim tem direitos e proteção

    • Lucia pereira escreveu:

      Concordo com seu comentàrio.

    • João Maria Teixeira da Silva escreveu:

      No meu modo de vista, inerentes aos fatos ocorridos. O CMT geral da Paraíba tomou atitudes corretíssima, uma vez, que o armamento que os bandidos usavam era superior aos da polícia paraibana. A desproporcionalidade foi a Ração de tudo. Caso ele não tivesse feito isso, com certeza ia ter mortes de pessoas inocentes e a polícia ia levar desvantagens, e quando terminasse o tiroteio, os veículos de comunicação, com certeza estaria taxando os policiais de matadores, e a responsabilidade toda ia cair sobre os ombros do CMT geral. Parabéns pela atitude tomada, com inteligência.

    • Andre escreveu:

      Concordo. Se a PM tivesse enfrentado os bandidos, cada refém baleado ou morto, seria atribuído a culpa aos policiais, se algum bandido fosse atingido, os direitos dos manos iriam abrir procedimento contra os PM’S, acusando de assassinos, irresponsáveis e truculentos. Pro.etendo ir até as últimas consequências para punir e expulsar os policiais.

  25. Carlos escreveu:

    O governador tomar uma iniciativa porque a população é que está sofrendo com a tamanha violência que está na Paraíba, os bandidos estao restringindo a população de andar nas ruas, tomando medidas para dar um basta nesse caos que estamos vivendo hoje.

  26. Viviane escreveu:

    Vergonha nacional. Puxa saco do governo. Bando de babão. Depois disso agora só vão crescer esse tipo de assalto

  27. Artur Cezar escreveu:

    Antes em outros portais, eu publiquei isto:
    Esta ação pode impressionar muita gente e segmentos da sociedade, mas para quem já foi militar do exército, e entende de segurança, sabe que este tipo de ação, foi para avaliar a resposta das forças de segurança do nosso estado. Não se utiliza um aparato desse, para se explodir um mísero caixa eletrônico, e ainda fazer um carnaval como fizeram, para tão pouco resultado. Repito, esse ato foi para testar a capacidade de resposta no que tange a tempo, armamento e estratégia da PM.

    Agora, diante dessa nobre coluna, com essas informações de deixar a população boquiaberta, não tenho dúvidas que a bandidagem vai fazer algo maior!

    Caro Rubens! O que me intriga, é porque a grande agencia da CEF fica a poucos metros, e eles “preferiram” explodir um simples caixa eletrônico! Não faz sentido. existe algo que não se encaixa em tudo isso!

    • Paulo Eduardo escreveu:

      Pelo que sei, por funcionários da Caixa, o dinheiro das agências é tirado todo dia à noite e volta antes das 9h, logo os bandidos nunca explodem agências da CEF, apenas terminais avulsos.

    • Onaicram escreveu:

      Não fizeram a caixa pelo simples fato dela ser federal, ou seja quem iria investigar o crime seria a polícia federal, e vagabundo nenhum que a PF na cola dele…

  28. Marcus Augusto escreveu:

    Se é verdade tudo que o comandante falou, prova que está faltando atitude dos governantes, ficam todos de braços cruzados e a população é a mais prejudicada, vem eleição se todos nós votasem-mos nulo já mudariamos muito e seria um alerta para esses políticos que não fazem nada a não serem mamarem e nós que pagamos suas contas, a mídia também tem culpa

    • Catherine escreveu:

      Não vote nulo,mas sim naquele q tem menos chance de ganhar.Pq se votar nulo é o mesmo que deixar a decisão nas mãos da população burra q se vende por qualquer trocado.