O modo RC de acabar com assaltos a banco

ricardo coutinho

Em vídeo do portal MaisPB que roda nas redes sociais, Ricardo Coutinho apresenta a sua fórmula para acabar com os assaltos a banco que fazem a festa da bandidagem na Paraíba. Segundo o governador, se os bancos recolhessem o dinheiro dos caixas eletrônicos às cinco da tarde e voltassem a depositar às sete da manhã seguinte “já acabaria tudo isso”. Mas, explica o governador, os bancos não adotam tal providência “porque dizem que vai gastar gasolina, gastar carro-forte”.

Ricardo Coutinho disse ainda que tanto quanto proteger banco, a Polícia não poderia também, por exemplo, montar guarda na porta do quarto de todo cidadão que resolva esconder o dinheiro debaixo do colchão. O governador entende que da forma como tratam a questão dos ataques às agências, postos de autoatendimento e caixas eletrônicos, os que os bancos querem mesmo é privatizar a Polícia.

“Não pode. Banco é a instituição republicana que mais ganha dinheiro nesse país. A Polícia tem que ser pública. Polícia não pode estar a serviço de um serviço apenas”, declarou Ricardo, acrescentando que “quem tem que tomar conta de caixa eletrônica com dinheiro de banco é o banco”. Se a Polícia for proteger dinheiro de banco, frisou, “vai faltar efetivo para cuidar das outras coisas”.

Seria no mínimo interessante por à prova o modo Ricardo Coutinho de acabar com assaltos a banco. Temo, contudo, que não dê certo. É bem possível que os bandidos refaçam seus planos para atacar carro-forte justamente na hora de recolher ou devolver o dinheiro recolhido aos caixas eletrônicos. Outra consequência previsível, a exemplo do que acontecia no tempo em que não existia caixa eletrônico, seria a volta dos ataques aos carros-forte em pleno trânsito, no meio da rua.

“Nesse modelo”, como dizem em Bananeiras e Brasília, cresceriam exponencialmente as chances de enfrentamento entre a vigilância armada, particular, e os assaltantes. Confrontos com desfechos igualmente previsíveis. Refiro-me a tiroteios, balas perdidas e vítimas fatais que adviriam após a adoção de medidas sugeridas por quem jamais admite parcela alguma de culpa na violência que toma conta da Paraíba. Como sempre, é mais fácil culpar os outros, transferir responsabilidades para os outros, como se da porta giratória pra pra fora o banco também tivesse que prover segurança para quem passa na calçada.

Por essas e outras, creio que melhor faria o governador se em vez de um monte de carro-forte cheio de dinheiro transitando pelas ruas em hora certa ele usasse a genialidade de que se acha portador para botar Polícia nas ruas. De preferência em todas as horas das 24 horas por dia. Para tanto, ajudaria muito realizar concurso público na área de segurança pública e nomear urgentemente quem for classificado, principalmente para a PM e Polícia Civil, que estão com menos da metade do efetivo que poderiam e deveriam ter.

Faça como está fazendo o Ceará, governador. Lá tem concurso com 4.200 vagas para a PM. Ou faça como deve fazer Pernambuco, que quer preencher mais 1.500 vagas de soldados PM ainda este ano. Menos do que no Pará, que abriu concurso para reforçar sua tropa com mais 2.194 homens e mulheres, e outros estados como Rio Grande do Norte, Tocantis  e Goiás, que estão formatando editais para selecionar e preparar gente que possa combater a criminalidade de forma qualificada e dentro da lei.

 

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

10 Respostas para O modo RC de acabar com assaltos a banco

  1. Jesse Abdala escreveu:

    Governador Ricardo Coutinho ,a forma de enfrentar o roubo de bancos na Paraiba é realizar a volta da antiga operaçao Manzuá para fechar as fronteiras no estado.

  2. Áquila de Oliveira Anacleto escreveu:

    o estado dispõe de 812 pessoas prontas, dentre os quais 713 são Policiais Militares e 99 bombeiros, esperando apenas o Curso de Formação para poderem servir a Paraíba. Mas ao invés de convocar essas pessoas, o estado simplesmente não admite a sua ineficiência na questão da Segurança Pública e fica colocando a culpa nos outros. Assim, muitos pais de família vão ser prejudicados ao terem que receber seus salários em outras cidades, quando o banco das suas cidades são estourados. Realmente lamentável o que está acontecendo na PB hoje: Um Governador sem boas justificativas e um comando geral de polícia fantoche do governo falando apenas o que lhes são ordenados.

  3. gerinho escreveu:

    Louco, louco, louco, louco. Somente isso, louco.

  4. Carlos escreveu:

    Não tem “braço forte” para reconhecer o problema e trabalhar a solução objetivando a melhoria da segurança pública da Paraíba.

  5. edilene escreveu:

    Este homem e um prepotente com soluções que beiram o delírio.

  6. Gilvandro Rodrigues escreveu:

    Mas os caixas eletrônicos não têm a função exatamente de oferecer serviços fora do expediente? Se limpar toda noite, para que serviriam?

  7. Erinaldo escreveu:

    Mas vc não acha que os Banco brasileiros, que dão os mais rentáveis do mundo, não deveriam ter sua parcelá de colaboração? Algo tem que ser feito pelos banqueiros também.

    • Luana escreveu:

      É claro que os bancos tem sua parcela de culpa! Não há necessidade de recolher o dinheiro, mas investir mais em segurança por parte dos bancos também! A atividade deles trás riscos para a população, seja em uma agência ou em um caixa eletrônico, mesmo com mais efetivo, não tem como a polícia estar 100 % presente, ainda mais se tratando desse tipo de crime, onde os criminosos são. extremante organizados e meticulosos! Só que para os bancos é mais rentável ser assaltado, já que eles possuem seguro contra roubo, do que investir em segurança!

  8. Luiz Carlos escreveu:

    Rubão, sempre relembrando com muito carinho Bananeiras hein?

  9. rfm escreveu:

    Veio da escola do PT, não tem culpa de nada , sempre são os outros os culpados.