Porto de Cabedelo: um sofá de marido traído

porto de cabedelo 2

Dei boas risadas ao ler na quarta-feira (20) que a administração do Porto de Cabedelo proibiu o ingresso e consequente uso de telefones celulares, máquinas fotográficas e, quem sabe, até paletas e material de pintura que possam registrar imagens do abandono de nosso único terminal marítimo, há muito objeto de processo de sucateamento que parece não ter fim.

Nós, mais antigos e, digamos, de vivência litorânea, podemos relembrar que as últimas ações de conservação de nosso ancoradouro remontam aos governos João Agripino e Ernani Sátyro, notadamente no primeiro, que promoveu a recuperação da cortina do cais, obra fundamental para sua existência e operacionalidade. De lá para cá tivemos algumas operações que foram mais cosméticas ou midiais, como a propalada explosão da pedra do canal ou a dragagem de sua bacia de fundeio.

Mas, naqueles tempos o nosso porto tinha grande movimentação, decorrente talvez da pujança de nosso agronegócio, e uma administração eficiente que conseguia superar muitas dificuldades com eficácia operacional.

Lembro do movimento de exportação de frutas, vindas até do Rio Grande do Norte, que aqui eram embarcadas para terras dalém mar, como diria Camões ou Oropa, França e Bahia, como registraria o ‘poetinha’ Vinicius de Morais.

Infelizmente a pujança de nosso agronegócio se foi, a própria economia da Paraíba entrou em ritmo decrescente e os portos da região ganharam eficiência e capacidade operacional, que aliada a um sucateamento crescente nos colocaram na lamentável posição de quase termos como única operação razoável a descarga de combustível, também já ameaçada.

Como a culpa não é só nossa, temos a lamentar, também, que nossos políticos não dediquem a nosso ancoradouro, que já serviu até de alternativa ao Porto do Recife (bons tempos, aqueles…), a atenção que ele merece, lutando, até, para conseguir um “naco” dos cerca de 600 milhões dólares que foram investidos no Porto de Mariel.

Afinal, nossos governantes eram do mesmo grupo político que destinou essa quantia aos “hermanos” do Caribe.

Hoje, lamentavelmente vemos que a sucessão de erros e procedimentos de descaso nos conduzem a essa situação, que nos coloca na posição nada invejável de proceder como aquele marido traído que quebrou o sofá.

Proíbam-se, então, as imagens…

(do Professor Menezes)

 

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

3 Respostas para Porto de Cabedelo: um sofá de marido traído

  1. Newton Mota escreveu:

    Não faz muito tempo, e o imperador tupiniquim engavetou o projeto do porto de águas profundas em Lucena. E à época em alto e bom som disse ” que suape é bem alí”.
    O arremedo de porto, o de Cabedelo, havia muito tempo e está completamente sucateado, desatualizado, e agora fechado à população e ao povo que paga imposto, ou seja fotografia agora, somente as aéreas.
    Onde não há transparência, onde se impede o Cidadão de apenas fotografar, é um claro sinal que há algo de errado no Reino. O Imperador, desde que assumiu vem prejudicando dissimuladamente a economia da Cidade de Cabedelo, e sorrateiramente vem beneficiando as atividades do Porto de Suape em Pernambuco.
    Penso ser muita inocência e ingenuidade, imaginar que o Imperador tenha interesse em revitalizar e desenvolver um dos maiores patrimônios deste Estado, que é o Porto de Cabedelo. Tem não !
    Por fim, façamos uma reflexão, ora, quando o Imperador edifica um viaduto e homenageia um Ex-Governador de Pernambuco, graciosamente e sem qualquer satisfação a população, e nos expõe juntamente com toda a população ao ridículo e as chacotas dos Pernambucanos que nos insultam chamando isso aqui de banheiro, ou banheirão pernambucano; aí meu caro Rubens, só Deus. Nem Ariano Suassuna quis ser sepultado aqui. Até breve.

  2. Newton Mota escreveu:

    Não faz muito tempo, e o imperador tupiniquim engavetou o projeto do porto de águas profundas em Lucena. E à época em alto e bom som disse ” que suape é bem alí”.
    O arremedo de porto, o de Cabedelo, havia muito tempo e está completamente sucateado, desatualizado, e agora fechado à população e ao povo que paga imposto, ou seja fotografia agora, somente as aéreas.
    Onde não há transparência, onde se impede o Cidadão de apenas fotografar, é um claro sinal que há algo de errado no Reino. O Imperador, desde que assumiu vem prejudicando dissimuladamente e prejudicando a economia da Cidade de Cabedelo, e sorrateiramente vem beneficiando as atividades do Porto de Suape em Pernambuco.
    Penso ser muita inocência e ingenuidade, imaginar que o Imperador tenha interesse em revitalizar e desenvolver um dos maiores patrimônios deste Estado, que é o Porto de Cabedelo. Tem não !
    Por fim, façamos uma reflexão, ora, quando o Imperador edifica um viaduto e homenageia um Ex-Governador de Pernambuco, graciosamente, e nos coloca e expõe toda a população ao ridículo e as chacotas dos Pernambucanos que nos insultam chamando isso aqui de banheiro, ou banheirão pernambucano; aí meu caro Rubens, só Deus. Nem Ariano Suassuna quis ser sepultado aqui. Até breve.

  3. Josué escreveu:

    Hoje pra fechar com chave de ouro o diretor do porto destituiu o sobrinho do senador efraim que era presidente da licitação com um jeton de hum mil reais mais uns R$ 3.000.00 de cargo comissionado e colocou uma senhora que é esposa de um conselheiro de administração e tbm cargo comissionado. Ainda tem dois felizardos comissionados que trabalham no porto e em outras instituições. Tudo com o aval da diretoria com choque de horário, mas tá tudo bem.
    Contanto que pra prefeito votem no Omi.