Aduf repudia apologia ao estupro na UFPB

TROTE NA UFPB 2

A Associação dos Docentes da UFPB (Aduf) divulgou no início da noite desta quarta-feira (20) nota de repúdio (leia adiante) ao trote realizado no último dia 15 para ‘recepcionar’ calouras de cursos de Engenharia do Campus de João Pessoa. Após o evento foi encontrado um cartaz com apologia ao estupro. A peça, segundo informações de membros da comunidade universitária, teria sido pendurada qual uma canga no pescoço de novas alunas do Centro de Tecnologia da instituição. O fato está sendo investigado por autoridades universitárias e entidades representativas de professores e estudantes da UFPB.

A nota da Aduf

A ADUFPB – Seção Sindical do ANDES-SN vem a público expressar seu repúdio aos fatos ocorridos no último dia 15 de julho, no Campus I da UFPB, no “trote” de recepção às calouras do CT. A banalização da trágica realidade de violência praticada contra milhares de mulheres em todo o mundo, inclusive com relatos e denúncias de crime de estupro cometidos dentro dos Campi e nas imediações da UFPB, tem, lamentavelmente, ganho força na atual conjuntura, pois o país vem assistindo senhores da República, vergonhosamente, incitando e – ainda pior – fazendo apologia ao crime de estupro.

A ADUFPB soma-se às lutas de mulheres de todo o mundo, às organizações feministas e às entidades defensoras dos direitos humanos para repudiar fatos como os que ocorreram no interior da nossa Universidade. Não é possível ficar calado frente a crimes como este! A desvalorização da vida, expressa na crescente violação de direitos, associada ao aumento da onda conservadora e preconceituosa que assola o país, exige do todos aqueles, comprometidos com a democracia e com a defesa dos direitos, ações para responsabilizar os sujeitos que praticam crimes como estes, que nada mais são do que crimes contra a humanidade.

Neste sentido, o sindicato das professoras e professores da UFPB torna público o repúdio a ações que corporifiquem o estímulo e a efetivação de uma cultura da violência, como é o caso dos fatos mencionados. É preciso que a comunidade acadêmica denuncie as violações de direitos que vem ocorrendo dentro e fora da UFPB, assim como cobre das nossas instâncias institucionais que apurem os fatos e apliquem as penalidades previstas em nossos regulamentos.

Paraíba, 20 de Julho de 2016.

Diretoria Executiva da ADUFPB

 

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.