Advogado do Caso dos Atletas recebe solidariedade de criminalistas

Aécio Farias (Foto do perfil no Twitter)

Aécio Farias (Foto do perfil no Twitter)

Acusado de desrespeitar a Justiça nas redes sociais com palavas entendidas como escárnio por segmentos do próprio Judiciário e do Ministério Público, o advogado Aécio Farias recebeu neste sábado (9) a solidariedade dos seus colegas criminalistas (leia adiante). A manifestação em favor do criminalista paraibano foi publicada pela associação nacional que representa a categoria, a Abracrim. Ele foi duramente criticado pela Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), que em nota divulgada ontem deplora a forma como o profissional aparece em vídeo ao lado de um cliente cuja soltura acabara de conseguir em audiência de custódia.

A expressão facial e o modo de falar do advogado foram vistas por muitos, inclusive colegas de profissão, como se estivesse debochando  de juízes, promotores de Justiça e policiais que atuaram no já famoso ‘Caso dos Atletas’, referência aos dois rapazes presos em João Pessoa na quinta-feira (7) sob suspeita de tráfico de droga. Eis a nota da Abracrim, na íntegra:

NOTA DE SOLIDARIEDADE E APOIO AO ADVOGADO CRIMINALISTA AÉCIO FLÁVIO FARIAS DE BARROS FILHO

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS ADVOGADOS CRIMINALISTAS – ABRACRIM, através do seu presidente nacional, do seu presidente regional na PB e secretário-geral e dos ADVOGADOS CRIMINALISTAS a seguir relacionados, vem a público para manifestar total apoio e solidariedade ao advogado criminalista AÉCIO FLÁVIO FARIAS DE BARROS FILHO ante as injustas e inoportunas acusações que lhes foram dirigidas em razão de sua aparição em um vídeo pedindo desculpas pela demora ao seu constituinte.
Cumpre esclarecer que o advogado, no livre exercício da advocacia criminal, legitimamente defendeu o seu constituinte e, logo após a audiência de custódia, realizada no dia 08.07.2016, postou um vídeo em sua rede social registrando pedido de desculpas ao constituinte pela demora, circunstância essa que o advogado Aécio Farias esclareceu ter sido em razão do seu atraso para participar da referida audiência para defender os interesses do seu constituinte, tendo tudo ficado registrado pela gravação audiovisual do ato processual ocorrido perante o Juízo de custódia.
A ABRACRIM considera inaceitável que setores da imprensa e associações de classes, de forma açodada e sem oportunizar o contraditório, que é próprio do Estado Democrático e de Direito, emitir opiniões com juízo de valor considerando que o advogado desrespeitou à Justiça.
A verdade é que o advogado Aécio Farias, assim que percebeu que a sua declaração estava sendo distorcida, publicou nas redes sociais os devidos esclarecimentos e procurou os meios de comunicação para dar explicações sobre o ocorrido em uma nítida demonstração de respeito à sociedade e ao Poder Judiciário.
Dessa forma, a ABRACRIM, que nutre o maior respeito pela Justiça e pelo Direito, em plena consciência ser a advocacia indispensável para o aperfeiçoamento da Justiça Criminal, exige da imprensa e das instituições mais respeito para com os advogados criminalistas do Estado da Paraíba que têm como missão observar os cânones da Constituição Federal na defesa da boa aplicação das leis; da cidadania e da liberdade!

João Pessoa, 09 de julho de 2016.

ELIAS MATTAR ASSAD
PRESIDENTE DA ABRACRIM

SHEYNER YÀSBECK ASFÓRA
PRESIDENTE DA REGIONAL PB E SECRETÁRIO-GERAL DA ABRACRIM

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.