Jornal digital deve superar ou no mínimo empatar com o impresso em 2017

internet_versus_impressoDados divulgados ontem (6) pelo jornalista Fernando Rodrigues em sua coluna no Uol (Universo online), portal do Grupo Folha de São Paulo, mostram que em 2017 os acessos à versão digital dos jornais brasileiros, mediante cadastro ou assinatura, devem superar ou no mínimo empatar com a venda de exemplares do meio impresso.

A expectativa de ‘virada’ é muito mais forte para os quatro grandes jornais diários mais importantes do país (Folha, O Globo, Estadão e Valor), que há duas décadas veem suas tiragem caírem acentuadamente. Trata-se, contudo, de uma tendência mundial, da qual obviamente não escapa o formato tradicional de jornais de circulação mais limitada, seja no plano regional, estadual ou local.

Os números divulgados por Rodrigues são indesmentíveis, porque extraídos do IVC – Instituto de Verificação de Circulação, que há 50 anos audita a circulação dos jornais e tem seus serviços pagos pelas próprias empresas jornalísticas. Com o crescimento do webjornalismo, o IVC passou a auditar também as assinaturas digitais dos seus clientes.

Graças a esse acompanhamento, constata-se que no online a perspectiva do jornalismo é de crescimento, embora ainda distante de alcançar a velocidade de queda no impresso, como prova o desempenho dos quatro grandes da imprensa nacional, de acordo com o que foi apurado pelo IVC .

A Folha, por exemplo, que nos 80 gabava-se de vender diariamente cerca de 1,5 milhão de exemplares, baixou sua circulação média diária no impresso para 239,8 mil em 2013 e bateu na casa dos 166,3 mil em abril deste ano. No mesmo período (2013-abril de 2016), as assinaturas digitais do jornalão paulistano saltaram de 54,9 mil para 137,7 mil.

O Globo, que em 2013  vendeu 228 mil jornais por dia, em média, chegou a 181 mil em abril de 2016. Nas assinaturas digitais, o diário carioca subiu de 39,3 mil (2013) para 133,7 mil (abril de 2016). Já o Estadão foi de 188,8 mil em 2013 para 145,5 mil em abril de 2016 no impresso e de 46 a 63 mil no digital. Valor Econômico, por sua vez, foi de 50,4 a 37,7 mil no impresso e de 8 a 23,5 mil no digital.

 

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