Papa aceita renúncia de Dom Aldo

A Cúria será administrada por Dom Saraiva até a nomeação de novo arcebispo

A Cúria será administrada por Dom Saraiva até a nomeação de novo arcebispo (Foto: RV)

Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Paraíba apresentada por Dom Aldo di Cillo Pagotto, S.S.S. (Congregação do Santíssimo Sacramento). A renúncia foi aceita em conformidade ao parágrafo 2º do cânone 401 do Código de Direito Canônico.

“Cân. 401 —  § 2. Roga-se instantaneamente ao Bispo diocesano que, em virtude da sua precária saúde ou outra causa grave, se tenha tornado menos apto para o desempenho do seu ofício, que apresente a renúncia”.

De acordo com a Arquidiocese de Paraíba, o Administrador Apostólico nomeado pelo Papa será Dom Genival Saraiva de França, Bispo Emérito de Palmares (PE).Com a renúncia, a Arquidiocese da Paraíba fica vacante até nomeação de um novo Arcebispo. Segundo informou o portal G1 Paraíba, o decreto de nomeação de Dom Saraiva tem a data de hoje (6) e foi assinado pelo Prefeito da Congregação, Cardeal Ouellet, e pelo Secretário Ilson de Jesus Montanari.

“Em sua carta de renúncia, Dom Aldo, que esteve à frente da Igreja Católica na região de João Pessoa por 12 anos, cita os motivos que o levaram a tomar a decisão de se afastar da Arquidiocese, mas também, resgata sua história no cargo”, acrescenta o G1, reproduzindo trecho da carta do agora arcebispo emérito da Paraíba no qual ele revela que, apesar das limitações de saúde, tentou dar o melhor de si, inclusive para “superar conflitos inevitáveis, advindos de reações ao meu modo de ser e de agir”.

(da Rádio Vaticano, com G1PB – atualizada às 8h27)

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.